Economia

AGT desenvolve acção formativa em Saurimo sobre tributação

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

A Administração Geral Tributária (AGT) procedeu quarta-feira, em Saurimo, ao lançamento de uma acção formativa sobre o “Plano Educacional Fiscal”, com o objectivo de munir e consciencializar os cidadãos da província da Lunda-Sul, com ferramentas sobre o processo tributário.

26/01/2023  Última atualização 10H04
Cidadãos da cidade de Saurimo estão a ser consciencializados © Fotografia por: DR

Aberto pelo chefe de Departamento do Gabinete da Educação, Jone dos Santos, disse que a iniciativa marca mais uma etapa no novo modelo de interacção e preparação de futuros contribuintes ao nível local.

"Deve-se ter em conta que o pagamento de impostos através de arrecadação de recursos não petrolíferos é uma cultura urbana que deve mobilizar todos os cidadãos, que usam os serviços públicos e privados, para progredir a economia do país”, referiu, na ocasião, em que esteve ladeado pelo director da 7ª Região Tributária, que corresponde às províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.

Jone dos Santos acrescentou que, a educação fiscal é igualmente "importante veículo no processo de arrecadação das mesmas receitas”.

 

Receitas

O director da 7ª Região Tributária Paulo Francisco João considerou de positivas as actividades exercidas durante o ano económico de 2022.

Apesar de não apresentar dados comparativos, o responsável revelou que a instituição arrecadou mais 18 mil milhões de kwanzas, com o pagamento de impostos, nas três províncias da região.

Relativamente à formação com duração de 15 dias, o também economista frisou que a ideia é levar a informação nas escolas da região, "para retirar dos jovens a ideia de que o pagamento de imposto é única e exclusivamente para o Estado ganhar dinheiro, em detrimento de que, é implementada nas sociedades modernas, com a finalidade de garantir o bom funcionamento dos serviços e bem-estar das populações.

A actividade que decorreu no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Lueji A´nkonde, centro da cidade, contou, também, com a participação de docentes, magistrados, bem como mais de 100 estudantes de diferentes sistemas de ensino da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia