O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A aposta na formação de engenheiros informáticos nas principais universidades nacionais constitui uma das principais linhas de força da empresa de auditoria e consultoria Deloitte, para fortalecer a capacidade de resposta e resiliência do sistema financeiro angolano, face à ameaças de ataques cibernéticos no contexto das novas tecnologias de informação.
O presidente do Conselho de Administração (AGT) disse, quarta-feira(20), em Luanda, que o alargamento da base tributária e redução gradual das taxas de imposto constituem as principais medidas de alívio fiscal previstas para atrair investimento e acelerar o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).
José Leiria prestou estas declarações durante uma apresentação na 2ª Conferência E&M (do jornal "Economia e Mercado”) sobre a Tributação, Incentivos Fiscais como Factor de Investimento, onde foram aflorados aspectos ligados às reformas tributárias em curso no país, o impacto na produção local, fortalecimento do tecido empresarial, fiscalidade e economia informal.
O responsável considerou que o sistema fiscal angolano tem uma abordagem mais virada para os investidores e que para estratégias internas inseridas nas políticas de sustentabilidade do Estado, "tendo em conta que as medidas fiscais acarretam riscos relacionados com perdas de investimentos ou receitas”.
Para José Leiria essa característica de o sistema fiscal angolano pelo facto de, à semelhança de outras realidades, só tributar onde existe capacidade contributiva, com realce para os impostos Industrial, de Consumo e sobre o Património, tendo recordado que, o primeiro destes, era de 35 por cento até 2014, altura em que foi reduzido para os 30 por cento que vigoraram até 2020, situando-se, agora na taxa de 25 por cento.
Entre os instrumentos de tributação de consumo, destacou o caso do IVA, reduzido para 7,0 por cento para alguns bens, depois de instituído com uma taxa de 14 cento, mas acrescentou que existem outros "impostos especiais de consumo que se aplicam aos bens supérfluos ou, de alguma forma, luxuosos que também continuaram a ser reduzidos no sentido de alargar a base tributária”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola representou menos de três por cento das exportações de vinho português em 2021, com as vendas a diminuírem tanto em volume como em valor, apesar da subida do preço médio por litro, refere um estudo de mercado da ViniPortugal.
Os produtos da cesta básica voltam a registar um ligeiro aumento na província de Luanda, de 0,25 por cento, na quarta semana deste mês, depois de ter sido verificada uma variação de preços de 0,01 por cento, entre a terceira e esta semana, influenciada pelos preços do feijão, com 4,29 por cento, o leite em pó, com 2,50 por cento, e fuba de bombó, com 1,77 por cento.
A PepsiCo, a gigante norte-americana na área de bebidas e alimentos, está de regresso a Angola, já a partir de sexta-feira, 1 Julho, tendo em conta que as marcas Pepsi, 7up e Mirinda começam a ser produzidas, engarrafadas e distribuídas, em exclusivo, pela Castel Angola.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.