Economia

Agricultores são treinados sobre correcção de solos

Jurelma de Castro

Jornalista

Mais de 200 agricultores, na província do Huambo, estão a ser capacitados com novos conhecimentos teóricos e práticos sobre tecnologias modernas de melhoramento da actividade agrícola, casos de correcção dos solos e gestão integrada dos nutrientes.

28/03/2024  Última atualização 10H40
Iniciativa mobiliza agronómos de Universidade do Huambo © Fotografia por: Joaquim Armando|Edições Novembro
A formação está a ser dirigida por um grupo de 40 docentes e especialistas do curso de Engenharia Agronómica, da Faculdade de Ciências Agrárias da Chianga, da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), na província do Huambo.

Em declaração, ontem, à imprensa, o decano da UJES, Ambrósio Fortunato de Almeida, disse que a acção de capacitação tem como objectivo permitir o aumento dos níveis de produção e a diversificação das culturas, para garantir a autosuficiência alimentar no seio das comunidades rurais, bem como melhorar a gestão do agro-negócio.

Ambrósio Fortunato fez saber que este trabalho desenvolvido por especialistas da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) está inserido no âmbito do financiamento da União Europeia. O projecto é extensivo às províncias do Bié, Cuanza-Sul e Huambo, regiões que pretendem fomentar, igualmente, a política do agro-negócio no país, segundo o académico e também agrónomo Ambrósio Fortunato.

Salientou que a Faculdade de Ciências Agrárias da Chianga, da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), em parceria com o Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, está presente em quase toda a cadeia de valor do agronegócio, de modo a tornar o sector sustentável e mais produtivo. Apelou, por isso, aos agricultores e famílias camponesas a seguirem as orientações passadas pelos técnicos nas acções de capacitação, com vista a se atingir os objectivos preconizados, que passam pelo melhoramento da agricultura familiar e aumento da produção em quantidade e qualidade.

De acordo com Ambrósio Fortunato, esta iniciativa está inserida no âmbito do Projecto da Agricultura Familiar e Comercialização, executada pelo Ministério da Agricultura, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), e tem como objectivo central beneficiar as famílias camponesas, produtores, cooperativas e associações, de modo a estimular a prática agrícola, com foco no reforço da segurança alimentar e combate à pobreza.

"As escolas de campo foram introduzidas na província do Huambo, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), para estimular a produção agrícola de qualidade e rentável para as comunidades rurais, por serem as unidades onde os agricultores aprendem a fazer, observar, analisar, trocar experiências e tomar decisões para resolver os problemas técnicos produtivos.

Valências de escolas de campo 

O produtor Feliciano Chicomo, membro de uma escola de campo na comuna da Chipipa, município sede do Huambo, afirmou que aprendeu muito com a acção formativa. Promete aplicar na sua fazenda todas as habilidades, para tomar novo rumo no trabalho agrícola.

Feliciano Chicomo enalteceu a iniciativa da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), através do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), ao ter promovido a acção formativa, porque as matérias ligadas ao apoio aos agricultores, inseridas nas escolas de campo, estão a permitir desenvolver e elevar os níveis de produção agrícola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia