Regiões

Agricultor reclama roubo da produção

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

O agricultor Alfeu Vinevala, com vários campos de produção situados ao longo do Perímetro Irrigado do Missombo, localidade situada a 16 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cu-ando Cubango, lamenta a perda de cerca de 200 toneladas de milho “roubadas por camponeses”.

03/06/2021  Última atualização 09H58
Júlio Bessa esteve no local e prometeu reforçar a segurança © Fotografia por: Carlos Paulino | Edições Novembro | Cuchi
Alfeu Vinevala disse ao Jornal de Angola que, durante a campanha agrícola de 2020/-2021, investiu no Missombo pouco mais de 40 milhões de kwanzas, "mas devido a onda de roubos”  terá poucos proventos. Naquela localidade espera colher 50 toneladas de batata-rena, cebola, tomate e repolho, cultivados numa área de 20 hectares.

 "Tínhamos mais de 40 hectares de produção de milho e prevíamos colher, em cada hectare, cinco toneladas, mas infelizmente só colhemos uma tonelada e meia de milho, porque tudo foi sabotado pela população, que tentaram diversas ocasiões arrombar as portas do contentor para se apoderar do pouco que colhemos”, lamentou.


 O agricultor acredita existir "uma mão invisível”, por trás das pessoas que açambarcaram a sua produção. "Estas pessoas pensam que estou a trabalhar com o dinheiro do Estado, quando na verdade do Executivo recebo apenas as parcelas de terra e incentivo para a produção em grande escala”, explicou.essoas continuam detidas ou se estão em liberdade provisória”, lamentou.

 "Fomos convidados pelo governador da província para transmitir a nossa experiência na produção de diversos produtos com vista ao crescimento do sector no Cuando Cubango, mas vamos repensar a nossa estratégia em relação ao Perímetro do Missombo devido aos roubos constantes”, adiantou.
 

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões