As infra-estruturas de impacto sócio-económico erguidas no município dos Gambos, no âmbito da materialização do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), deram um novo impulso e aproximaram a prestação de diversos serviços públicos aos residentes nos vários pontos da circunscrição, soube o JA Online, quinta-feira.
A Fundação Brilhante e a Sociedade Mineira de Catoca lançaram, quarta-feira, no Moxico, o crédito "mulher rural", para apoiar esta franja com financiamento e capacitação, para impulsionarem a sua actividade comercial e agrícola.
Depois de investir o crédito que obteve através do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Importações PRODESI, há um ano, o agricultor Paulino Chilieno quer despontar nos próximos anos como um produtor de leite e carne no mercado da província da Lunda-Sul.
Com 28 milhões de Kwanzas investiu na compra de dez cabeças de gado bovino, para potenciar a sua Fazenda miniatura denominada Kenda, situada na localidade de Txeji Luhemba, há cerca de 70 quilómetros da cidade de Saurimo.
Em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola, Paulino Chilieno garantiu que as apostas no domínio de hortícolas cobriram uma área de três hectares, equivalentes a igual número de campos de futebol, com um plano focado na diversificação de culturas alimentares.
Reconhece que o valor obtido é ínfimo para suprir parte das necessidades como a compra de um tractor e alguns instrumentos de trabalho, sujeitando os mais de 10 colaboradores a desenvolverem a actividade de forma manual.
Com uma experiência de 24 anos no campo, Paulino Chilieno produz banana, pão, tomate, laranja, limão e cenoura, que têm como principais mercado de consumo a vizinha Lunda-Norte.
De acordo com o chefe de departamento do INAPEM, Alcides de Jesus, pelo menos 20 empresas agropecuárias, Comércio, Hotelaria e Prestação de serviços, beneficiaram de um financiamento global de mais de dois mil milhões de Kwanzas.
O responsável referiu que o dinheiro cedido serve de suporte para dar impulso aos projectos, tendo sido importante para 180 empresas que actuam em diversas áreas.
Constam das estratégias definidas pelo INAPEM e o governo a isenção no pagamento de alguns impostos e a facilitação ao acesso aos créditos bancários.
Para este ano, segundo Alcides, o INAPEM aposta na interacção regular com agentes económicos, na intensificação de formações e cadastramento de outras empresas que reúnem requisitos para beneficiarem de financiamento.
Reconhecendo que o sucesso passa pela intensificação de programas de sensibilização de beneficiários, para reembolsarem o dinheiro recebido.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 219 técnicos admitidos no concurso público, promovido pelo Ministério da Saúde, receberam, quarta feira, as guias de colocação para exercer a actividade nas diversas unidades sanitárias da província do Namibe.
O Procurador-Geral adjunto da República, Hernâni Beira Grande, mostrou-se preocupado, esta quinta-feira, com o elevado número de processos pendentes no Tribunal Supremo, referentes aos condenados da unidade penitenciária de Menongue, no Cuando Cubango.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).