Regiões

Agricultor Paulino Chilieno quer produzir leite e carne em larga escala

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

Depois de investir o crédito que obteve através do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Importações PRODESI, há um ano, o agricultor Paulino Chilieno quer despontar nos próximos anos como um produtor de leite e carne no mercado da província da Lunda-Sul.

16/03/2023  Última atualização 17H51
© Fotografia por: Adão Diogo/Saurimo

Com 28 milhões de Kwanzas investiu na compra de dez cabeças de gado bovino, para potenciar a sua Fazenda miniatura denominada Kenda, situada na localidade de Txeji Luhemba, há cerca de 70 quilómetros da cidade de Saurimo.

Em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola, Paulino Chilieno garantiu que as apostas no domínio de hortícolas cobriram uma área de três hectares, equivalentes a igual número de campos de futebol, com um plano focado na diversificação de culturas alimentares.

Reconhece que o valor obtido é ínfimo para suprir parte das necessidades como a compra de um tractor e alguns instrumentos de trabalho, sujeitando os mais de 10 colaboradores a desenvolverem a actividade de forma manual.

Com uma experiência de 24 anos no campo, Paulino Chilieno produz banana, pão, tomate, laranja, limão e cenoura, que têm como principais mercado de consumo a vizinha Lunda-Norte.

De acordo com o chefe de departamento do INAPEM, Alcides de Jesus, pelo menos 20 empresas agropecuárias, Comércio, Hotelaria e Prestação de serviços, beneficiaram de um financiamento global de mais de dois mil milhões de Kwanzas.        

O responsável referiu que o dinheiro cedido serve de suporte para dar impulso aos projectos, tendo sido importante para 180 empresas que actuam em diversas áreas.

Constam das estratégias definidas pelo INAPEM e o governo a isenção no pagamento de alguns impostos e a facilitação ao acesso aos créditos bancários.

Para este ano, segundo Alcides, o INAPEM aposta na interacção regular com agentes económicos, na intensificação de formações e cadastramento de outras empresas que reúnem requisitos para beneficiarem de financiamento.

Reconhecendo que o sucesso passa pela intensificação de programas de sensibilização de beneficiários, para reembolsarem o dinheiro recebido.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões