A secretária de Estado do Ambiente, Paula Francisco, defendeu, sábado, em Luanda, o incentivo à plantação de árvores pela população desportiva, visando um ambiente mais saudável para a prática da actividade.
Trinta e nove dias depois, as formações do Petro de Luanda e do FAP dos Camarões voltam a medir forças, desta em jogo referente às meias-finais da segunda edição da Basketball African League. O desafio está marcado para quarta-feira, dia 25, às 13h30, no Pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.
Conhecer a Baía Azul, um dos destinos turísticos naturais mais importantes de Angola; visitar o Cristo redentor de Benguela, a Catedral de Benguela ou render-se aos encantos da Restinga do Lobito são algumas opções para os participantes no 43º Campeonato Nacional sénior masculino usufruírem, hoje, que se cumpre o primeiro dia de folga geral na competição.
Os treinadores, alguns não abdicaram do treino, antes de dispensarem os rapazes para a folia. Outros, em função dos parcos recursos, não agendaram nada de concreto para o dia sem jogos.
O Interclube, segundo apuramos, agendou ida à Restinga do Lobito. Milário Ludovic, da equipa técnica do Sporting de Cabinda, até ao cair da noite de ontem, só tinha a certeza de que "os miúdos vão sair para passear, porque precisam”.
Morais Pedro, treinador e proprietário do Mora do Virei, disse que o dia ia ser aproveitado para a recuperação de atletas e descanso.
Os dirigentes, árbitros e outros têm Benguela em ambiente de festa para desanuviar e preparar da melhor forma a continuidade da prova, que entra amanhã para os quartos-de-final.
Ontem, confirmaram-se as posições a nível dos grupos preliminares. No grupo A.
O Interclube terminou na liderança, seguido do Interclube B, Sporting de Cabinda e Mora do Virei.
Para a última jornada do grupo, o Interclube B despachou o Sporting de Cabinda, por 28-23, no primeiro jogo do dia. Na sequência, o Interclube A não deu qualquer hipótese ao Mora do Virei e venceu por 36-16.
O 1º de Agosto lidera o grupo B, depois de encerrar, ontem, a fase de grupos com vitória robusta, por 41-23, sobre o Clube Nacional de Benguela. A Banca quedou-se na segunda posição. Os bancários levaram a melhor sobre o Desportivo de Chicapa da Lunda-Sul e venceram,por 32-23, no jogo que encerrou a terceira e última jornada da fase preliminar. O Nacional de Benguela é terceiro, ao passo que os da Lunda-Sul ficaram na última posição.
Amanhã, a partir das 15h00, nos quartos-de-final, o Interclube A tem por prémio jogar com o Desportivo de Chicapa. O 1º de Agosto defronta o Mora do Virei. Nos jogos que se esperam mais equilibrados, o Interclube B vai medir forças com o Nacional de Benguela, ao passo que a Banca defronta o Sporting de Cabinda. As meias-finais e classificativas jogam-se na segunda-feira.
Jogo limpo no Arena Acácias Rubras
Cumprida a primeira fase do Campeonato Nacional no Pavilhão Arena Acácias
Rubras de Benguela, a organização da prova não recebeu qualquer protesto de
jogo ou casos de jogadores. A garantia foi dada por António da Costa, porta-voz
da organização do campeonato. "Até agora não recebemos nada, está tudo na
normalidade”, disse.
À entrada da última jornada da fase de grupos, também não foi registada nenhuma expulsão de atletas ou treinadores. Há a realçar, pelo menos, um cartão amarelo mostrado ao treinador do Sporting de Cabinda.
O Jornal de Angola apurou, no entanto, que dois jogadores estão em Benguela, mas impedidos de jogar por irregularidades detectadas pelas equipas técnicas.
São os casos de Edgilson David, jogador que, segundo consta, esteve vinculado ao Interclube há duas épocas, saiu para estudar fora do País e, de regresso foi ao Namibe, mas não tem a desvinculação do Interclube. O jogador chegou a efectuar o primeiro jogo, na derrota diante do Interclube B.
Outro caso é o de David Tumbayambi, inscrito pela Banca, mas que é jogador do Desportivo da Madeira de Luanda. Sem desvinculação, por precaução, o jogador não tem sido opção para o treinador bancário, Alexandre Machado "Careca”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estádio 11 de Novembro, em Luanda, será o palco do confronto entre a República Centro Africana e o Gana, para da primeira jornada do grupo E, de apuramento a Taça das Nações Africanas (CAN2023), pelo facto de os estádios da República Centro Africana não terem sido aprovados pela CAF, para jogos internacionais.
O acordo de intenção de cooperação desportiva assinado, ontem, no Dundo, capital da Lunda-Norte, entre Sagrada Esperança e Boavista FC de Portugal, que visa essencialmente o apoio ao processo de formação técnica, partilha de experiência com vantagens recíprocas, tem assegurada a base financeira para a sua concretização.
O MPLA vai propor, como Vice-Presidente da República, para o período 2022/2027, uma senhora, informou, esta tarde, o presidente do partido, João Lourenço, na abertura da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre neste momento, no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.
O Centro de Processamento de Dados de Angola Eleitorais, espaço onde serão recebidos, verificados e validados os documentos relativos à apresentação de candidaturas às eleições gerais começa a funcionar esta quarta-feira, 25, anunciou hoje a presidente do Tribunal Constitucional de Angola.
Esperança Maria da Cunha é o segundo nome que consta da lista de deputados do MPLA à Assembleia Nacional, cuja figura poderá ascender ao posto de Vice-Presidente da República, caso o partido ganhe as Eleições Gerais de Agosto próximo.
A lista de candidatos a deputados do MPLA, para o período 2022-2027, pode ser conhecida, hoje, no final da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre, neste momento, no Centro de Conferência de Belas, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
O presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou, nesta segunda-feira, em Luanda, que “os partidos da oposição estão a levar a cabo uma campanha interna e externa para descredibilização das eleições mesmo antes delas se realizarem”.
O centenário de Agostinho Neto é o foco da edição deste ano do Top dos Mais Queridos, cuja gala acontece dia 7 de Outubro, em formato especial, num espectáculo que vai reunir um conjunto de modalidades artísticas, como a música, dança, teatro e a poesia.