Política

Agenda diplomática do Presidente satisfaz Bureau Político do MPLA

O Bureau Político do MPLA congratulou-se, nesta terça-feira (22), com a “intensa actividade diplomática” do Presidente da República, João Lourenço, com pendor de mediação dos conflitos que assolam determinadas regiões do continente africano, com realce para o que opõe o Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC).

23/11/2022  Última atualização 06H27
Órgão de cúpula do partido no poder reuniu em sessão ordinária © Fotografia por: DR

O órgão de cúpula do partido no poder, reunido no Complexo do Futungo II, na sua 3ª sessão ordinária, incentivou o Chefe de Estado a persistir nesta senda de mediação, perspectivando a manutenção da estabilidade na região.

O Presidente João Lourenço, na qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana, convocou, para hoje, em Luanda, uma Cimeira para a aprovação do Plano de Paz na RDC e o restabelecimento das boas relações com o Rwanda. O encontro terá como agenda a procura das vias para se ultrapassar a crise entre os dois países, gerada pelo ressurgimento da rebelião armada do M23, no Leste da RDC.

 Segundo o comunicado do encontro, distribuído à imprensa, o Bureau Político congratulou-se, ainda, com os resultados alcançados pelo Presidente João Lourenço, no quadro da visita de Estado efectuada à Noruega, para o reforço das relações económicas com este país europeu.

 A iniciativa, de acordo com aquele órgão do MPLA, revela a intenção de Angola aprofundar a transparência na gestão económica, no aumento do conhecimento científico e tecnológico, privilegiando as empresas nacionais que operam nos diferentes sectores, proporcionando novas áreas de formação para os jovens angolanos.

 O Bureau Político do MPLA augura êxito na realização da próxima Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), "pela obtenção da resiliência e sustentabilidade dos objectivos da sua criação”.

 

Actividades do partido para o próximo ano

O Bureu Político do MPLA reuniu ontem, sob orientação do Presidente João Lourenço, para apreciar, entre outros assuntos e documentos, o relatório analítico e preliminar do processo eleitoral, plano geral de actividades para o ano de 2023 e a proposta de agenda de trabalhos para a próxima sessão do Comité Central.

 Aquele órgão partidário aprovou as propostas constantes na agenda de trabalhos e debruçou-se também sobre várias questões da vida política, social e económica do país, ressaltando a apreciação positiva das festividades dos 47 anos da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

Relativamente ao Dia Nacional do Educador, assinalado ontem, felicita a classe e incentiva a continuar a desempenhar com brilho e zelo a nobre missão de formar e educar positivamente as gerações com o nível de acuidade que garante o desenvolvimento do país.

Sobre o 66º aniversário da fundação do MPLA, a ser celebrado no dia 10 de Dezembro, o Bureau Político apela aos militantes, simpatizantes e amigos do partido e das organizações sociais, a participarem activamente nas actividades programadas para saudar a efeméride, enquadrada no espírito do centenário do Presidente António Agostinho Neto.

Os membros do Bureau Político congratularam-se pela 15ª vitória alcançada no Campeonato de África das Nações, pela Selecção Nacional Feminina de Andebol, felicitando-a por mais este resultado e fazendo votos que o trabalho em curso continue de forma sustentável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política