Regiões

Agência Nacional de Transportes Terrestres é criada em breve

O Ministério dos Transportes vai criar uma Agência Nacional de Transportes Terrestres, no quadro do processo em curso para a fusão dos Institutos Nacional dos Transportes Rodoviários e dos Caminho-de-ferro de Angola.

10/07/2021  Última atualização 16H36
© Fotografia por: Angop

A intenção vem expressa no comunicado final do XIII Conselho Consultivo Alargado do Ministério dos Transportes, que recomenda para a conclusão do processo de Concessão, Exploração, Gestão e Manutenção das infraestruturas ferroviárias do corredor do Lobito.


Após dois dias de discussões, os congressistas recomendaram a execução dos programas e projetos estruturantes e prioritário de interesse nacional do sector dos Transportes e Logística, sobretudo dos que concorrem para o suporte aos sectores produtivos, explorando formas inovadoras de financiamento.

A continuidade aos processos ligados às políticos e programas de reorganização do sector dos Transportes e Logística, as reformas do Plano Legal e Regulamentar, os modelos de governação e os planos de gestão de mudança são igualmente pontos que o sector deverá levar avante tendo em conta os desafios do futuro.

O documento final do evento, que a cidade de Cabinda acolheu de 8 a 9 deste mês, faz também referência à necessidade de se relançar a Rede de Transporte Ferroviário, à conclusão da ligação da linha ferroviária com a Zâmbia, e à construção de ramais ferroviários para a indústria, com a contribuição do sector privado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões