Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
A Agência Nacional dos Transportes Terrestres emitiu, até quinta-feira, em todo o país, 36.305 licenças para a actividade de moto-táxis.
Os dados foram tornados públicos, esta terça-feira, em Luanda, pelo director do Gabinete de Comunicação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Kambango Fernandes, acrescentando que a campanha de licenciamento de táxis, moto-táxis e de embarcações de pesca artesanal termina hoje.
Kambango Fernandes aconselhou aos que ainda não trataram as licenças no sentido de fazê-lo até às 14 horas de hoje.
Deu a conhecer que, desde o início da campanha, dia 27 de Abril deste ano, foram emitidas 39.302 licenças, sendo 36.305 para moto-táxis, 2.275 de táxis e 722 de embarcações de pesca artesanal.
Segundo Kambango Fernandes, a província da Huíla continua a liderar, com 8.072 licenças emitidas, sendo 7.992 para moto-táxis e 80 para táxis, seguida por Benguela com 6.179, sendo 6.106 para moto-táxis e 73 táxis, e em terceiro lugar Luanda, com 6.030, das quais 4.733 para moto-táxis, 930 para táxis e 367 de embarcações.
No município de Luanda, o licenciamento de táxis e moto-táxis está a ser feito na Cidadela Desportiva e o de embarcações na Chicala. No Cazenga a campanha decorre no Centro de Formação, ao passo que em Viana os interessados devem dirigir-se à Direcção de Transportes, Tráfego e Mobilidade.
No Talatona as licenças estão a ser emitidas no Campo 11 de Novembro, no Belas, no Multiusos do Kilamba, e no Kilamba Kiaxi, no campo da Administração Municipal.
Embarcações licenciadas
O director municipal de Luanda da Agricultura e Pescas disse, ontem, ao Jornal de Angola, que foram licenciadas 56 embarcações de pesca artesanal, desde o dia 27 de Abril, com vista a legalizar a actividade dos profissionais desta área.
Segundo Cândido Cadifete, o processo de licenciamento de embarcações de pesca artesanal decorre sem sobressaltos, tendo sido arrecadados para os cofres do Estado mais de dois milhões de kwanzas.
Cândido Cadifete explicou que o pagamento anual é de 53 mil em diante, dependendo do tipo de embarcação, tendo acrescentado que, depois da campanha, os munícipes deverão dirigir-se à Direcção Municipal de Luanda da Agricultura e Pescas, para fazer o registo das embarcações e exercer a actividade de acordo com a Lei.
Pouca adesão de taxistas
A campanha de licenciamento de táxis, moto-táxis e embarcações de pesca artesanal, que termina hoje, registou pouca adesão de taxistas, constatou o Jornal de Angola, nas rondas feitas aos postos criados para o efeito.
O moto-taxista Joaquim da Costa, que exerce a actividade há nove anos, no município da Maianga, disse que encontrou dificuldades em tratar a licença, devido ao número elevado de motoqueiros que aderiram à campanha. "Acredito que ainda hoje (ontem) sairemos daqui com as motos legalizadas, porque o processo está a ser célere".
Alfredo Damião, satisfeito por ter tratado a licença, disse que estava, apenas, a aguardar pelo documento. "Eles garantiram-me que hoje (ontem) sairei daqui com a minha licença".
O taxista João Paulo, residente no município de Viana, disse que já tratou a licença do veículo de forma a se precaver de situações constrangedoras junto das autoridades policiais. Apelou aos automobilistas que prestam serviços de táxis a aderirem à campanha.
Justino Calombo, taxista há nove anos, afirmou que tem o seguro, Livrete, carta e outros documentos e que só precisava de licença para evitar situações constrangedoras na via pública. "Acordei cedo e consegui fazer o licenciamento da minha viatura".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs funcionários e colaboradores da Edições Novembro participaram, esta quarta-feira, numa palestra sobre prevenção do suicídio no ambiente de trabalho com a psicóloga clínica Alice Conga, no âmbito das celebrações do Setembro Amarelo.
A circulação rodoviária no troço rua Friedrich Engels, está interdita nos dois sentidos, nos cruzamentos das ruas do 1.º congresso e do Quiban, no distrito da Ingombota, devido à reparação de um tubo com diâmetro nominal de 150 milímetros, soube, hoje, o JA Online.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realiza, neste momento, visita às várias obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona de Bom Jesus, em Luanda.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.