Sociedade

Agência dos Transportes Terrestres emitiu 36.305 licenças de moto-táxis

Engrácia Francisco

Jornalista

A Agência Nacional dos Transportes Terrestres emitiu, até quinta-feira, em todo o país, 36.305 licenças para a actividade de moto-táxis.

30/05/2023  Última atualização 07H15
© Fotografia por: arsénio bravo | Edições Novembro

Os dados foram tornados públicos, esta  terça-feira, em Luanda, pelo director do Gabinete de Comunicação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Kambango Fernandes, acrescentando que a campanha de licenciamento de táxis, moto-táxis e de embarcações de pesca artesanal termina hoje.

Kambango Fernandes aconselhou aos que ainda não trataram as licenças no sentido de fazê-lo até às 14 horas de hoje.

Deu a conhecer que, desde o início da campanha, dia 27 de Abril deste ano, foram emitidas 39.302 licenças, sendo 36.305 para moto-táxis, 2.275 de táxis e 722 de embarcações de pesca artesanal.

Segundo Kambango Fernandes, a província da Huíla continua a liderar, com 8.072 licenças emitidas, sendo 7.992 para moto-táxis e 80 para táxis, seguida por Benguela com 6.179, sendo 6.106 para moto-táxis e 73 táxis, e em terceiro lugar Luanda, com 6.030, das quais 4.733 para moto-táxis, 930 para táxis e 367 de embarcações.

No município de Luanda, o licenciamento de táxis e moto-táxis está a ser feito na Cidadela Desportiva e o de embarcações na Chicala. No Cazenga a campanha decorre no Centro de Formação, ao passo que em Viana os interessados devem dirigir-se à Direcção de Transportes, Tráfego e Mobilidade. 

No Talatona as licenças estão a ser emitidas no Campo 11 de Novembro, no Belas, no Multiusos do Kilamba, e no Kilamba Kiaxi, no campo da Administração Municipal.


Embarcações licenciadas

O director municipal de Luanda da Agricultura e Pescas disse, ontem, ao Jornal de Angola, que foram licenciadas 56 embarcações de pesca artesanal, desde o dia 27 de Abril, com vista a legalizar a actividade dos profissionais desta área.

Segundo Cândido Cadifete, o processo de licenciamento de embarcações de pesca artesanal decorre sem sobressaltos, tendo sido arrecadados para os cofres do Estado mais de dois milhões de kwanzas.

Cândido Cadifete explicou que o pagamento anual é de 53 mil em diante, dependendo do tipo de embarcação, tendo acrescentado que, depois da campanha, os munícipes deverão dirigir-se à Direcção Municipal de Luanda da Agricultura e Pescas, para fazer o registo das embarcações e exercer a actividade de acordo com a Lei.


Pouca adesão de taxistas

A campanha de licenciamento de táxis, moto-táxis e embarcações de pesca artesanal, que termina hoje, registou pouca adesão de taxistas, constatou o Jornal de Angola, nas rondas feitas aos postos criados para o efeito.

O moto-taxista Joaquim da Costa, que exerce a actividade há nove anos, no município da Maianga, disse que encontrou dificuldades em tratar a licença, devido ao número elevado de motoqueiros que aderiram à campanha. "Acredito que ainda hoje (ontem) sairemos daqui com as motos legalizadas, porque o processo está a ser célere".

Alfredo Damião, satisfeito por ter tratado a licença, disse que estava, apenas, a aguardar pelo documento. "Eles garantiram-me que hoje (ontem) sairei daqui com a minha licença".

O taxista João Paulo, residente no município de Viana, disse que já tratou a licença do veículo de forma a se precaver de situações constrangedoras junto das autoridades policiais.  Apelou aos automobilistas que prestam serviços de táxis a aderirem à campanha.

Justino Calombo, taxista há nove anos, afirmou que tem o seguro, Livrete, carta e outros documentos e que só precisava de licença para evitar situações constrangedoras na via pública. "Acordei cedo e consegui fazer o licenciamento da minha viatura".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade