Cultura

Afrika Film Festival Köln exibe filmes angolanos

O alemão Afrika Film Festival Köln, que teve início ontem, pinta o cinema com as cores de Angola. Na comemoração dos 30 anos do festival, o realizador angolano, Fradique, será o padrinho desta edição, que conta com a exibição de filmes nacionais como ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’, presenças dos realizadores Ery Claver e Kamy Lara e ainda uma actuação da cantora Aline Frazão.

16/09/2022  Última atualização 07H25
© Fotografia por: DR
Criado em 1992, o festival começou como uma pequena selecção de filmes da África Ocidental exibidos em Filmpalette, o mais pequeno cinema da cidade alemã de Colónia, tornando-se 30 anos depois no maior evento da indústria cinematográfica alemã com conteúdo contemporâneo de todos os regiões de África e da diáspora.

"O Futuro - Visões de África" é o foco desta edição, um tema pensado na programação clássica do festival que apresenta os fundadores visionários de cinemas africanos independentes, como ponto de partida que pretende reflectir a actual produção cinematográfica em África e pensamentos sobre o futuro do cultural, tanto no continente como na sua diáspora. Além do padrinho do festival, Angola vai estar presente com exibição de cinco filmes que se enquadram na categoria 'Focus Angola' e na 'Curtas Africanas', com direito a mesas de debates a seguir às exibições.

No festival, serão exibidos os filmes angolanos 'Nossa Senhora da Loja do Chinês' de Ery Claver, 'Elinga Teatro 1988/2018' de Paulo Azevedo, 'Vou Mudar a Cozinha' de Ondjaki, 'Moça de Denis Miala' e 'Nzinga Ngola' de Realização Colectiva, todos incluídos na categoria 'Focus Angola' e 'Curtas Africanas', sendo que as Mesas de Debates terão como convidados os realizadores Fradique, Ery Claver e Kamy Lara, os dois últimos convidados pela organização do festival.

Angola estará também presente nas celebrações de encerramento do festival através do concerto da cantora Aline Frazão, que apresentará o seu mais recente álbum 'Uma Música Angolana', no dia 25. de Setembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura