Economia

Africell reformula crédito para operação em Angola

O Grupo Africell confirmou, ontem, a reformulação do acordo com a norte-americana Agência Internacional Financeira de Desenvolvimento (DFC), que dá acesso ao financiamento de terceiros para o lançamento da operadora em Angola, potenciando-a com a força financeira e a flexibilidade necessárias para executar a estratégia de crescimento em África.

21/05/2021  Última atualização 08H40
Assinatura do acordo que, em Fevereiro, confirmou a Africell a quarto operador de telecomunicações © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro
O presidente da Comissão Executiva da Africell, Ziad Dalloul, é citado numa nota da companhia datada de Londres a declarar que "o relacionamento de financiamento estratégico com a DFC capacita as ambições de expandir a presença da Africell e os produtos, no continente africano”.


De acordo com Ziad Dalloul, "o acesso a capital internacional de referência representa um apoio crucial à estratégia de crescimento”, pelo que a companhia continuará "a trabalhar com a DFC para cumprir os objectivos comerciais, incluindo o lançamento de uma nova rede transformacional móvel em Angola, o que oferecerá aos consumidores novos e melhores produtos e também serviços no mercado”.

Em Maio de 2019, a Africell e a DFC (então conhecida como Corporação de Investimento Privado no Exterior, ou OPIC), acordaram um empréstimo no valor de cem milhões de dólares, com o objectivo estratégico de aprofundar o investimento norte-americano em África. A Africell é, actualmente, a única operadora de telecomunicações do continente financiada por aquela agência.
A Africell obteve a quarta licença universal de operadora de telecomunicações em Angola, em Fevereiro deste ano, num processo liderado pelo Governo angolano para reformar e acelerar a economia nacional.
A expansão da Africell no país é considerada uma oportunidade de transformação para o Grupo e para o sector das telecomunicações angolano, como para os consumidores, que poderão beneficiar de uma maior concorrência e inovação. O início das operações está previsto para até ao final do ano.
O documento considera que a reafirmação deste contrato de empréstimo reflecte o apoio da DFC e a estratégia a longo prazo da Africell, demonstrando o compromisso contínuo do Governo dos Estados Unidos em investir e apoiar o desenvolvimento económico em África.
Já o vice-presidente para os Assuntos Externos e director de Iniciativas de Igualdade de Género da DFC, Algene Sajery, declara que a agência orgulha-se de financiar o sector das telecomunicações no continente, apontando operações na Serra Leoa, Gambia, RDC e no Uganda. "Congratulamo-nos com a Africell por expandir o trabalho e as operações em todo continente, apoiando novas soluções para o desenvolvimento”, reforçou.

Rede móvel rápida

A operadora Africell afirma disponibilizar uma cobertura de rede móvel rápida, segura e de baixo custo, prestando serviços de tecnologia a mais de 12 milhões de assinantes em quatro países africanos, designadamente Sierra Leoa, Gambia, Republica Democrática do Congo e Uganda. Angola veio juntar-se às operações do grupo em 2021, representando o quinto país com operações da Africell no continente africano.
O Grupo Africell emprega mais de mil trabalhadores em sete países. Com sede em Londres, no Reino Unido, conta com investidores norte-americanos.
Por sua vez, a DFC tem uma parceria com o sector privado para financiar soluções em desafios globais nos Países em Desenvolvimento, investindo em sectores como a Energia e Saúde, Infra-estrutura e Tecnologia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia