O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O ministro da Energia e Águas secundou, esta segunda-feira, no Soyo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a anunciar fundos norte-americanos em projecto de energia solar fotovoltaica em Angola, em projecto que ajudam o país a elevar a taxa de electrificação para 50 por cento da população, até 2025.
Nove empresas angolanas da área dos diamantes participam, desde esta segunda-feira, na African Mining Indaba, o maior evento africano de investimentos no sector Mineiro, arrancou ontem, em Cape Town (Cidade do Cabo), África do Sul.
Ao Mining Indaba estão presentes mais de seis mil delegados oriundos de todo o mundo. A abertura do evento foi agraciada com a presença dos presidentes das Repúblicas da África do Sul, Botswana, Zâmbia e Zimbabwe, respectivamente Cyril Ramaphosa, Mokgweetsi Masisi, Hakainde Hichilema e Emmerson Mnangagwa.
Ontem foi também o dia reservado para Angola expor as potencialidades do Laboratório de Diamantes, do Centro de Formação Técnico Profissional e de outros investimentos que a Endiama efectuou nos últimos anos.
O Laboratório de Diamantes de Angola está instalado num edifício de dois pisos, na província da Lun-da-Sul, e nele prepara-se, analisa-se e caracteriza-se as amostras de material kimberlítico e aluvionar de apoio à prospecção e pesquisa de diamantes.
A decorrer até quinta-feira, o país apresenta-se ao mundo, no Mining Indaba 2022, com as empresas públicas Eendiama e Sodiam, as Sociedades Mineiras de Catoca, Cuango, Chitotolo, Uari, Yetwene e Furi e com a empresa Kapu Gems, vocacionada para a lapidação de diamantes.
Para a Mining Indaba 2022 Angola adoptou o lema "O potencial do diamante angolano”, um modelo de participação conjunto das empresas nacionais presentes no certame. Durante a conferência, Angola espera identificar e estabelecer parcerias no domínio da prestação de serviços e captar investimentos para os projectos mineiros Chitonga (Huambo) e Mucuamba (Lunda-Sul).
A administradora da En-diama para Geologia e De-senvolvimento Mineiro, Ana Feijó, disse, na antevisão do evento, que Angola vai mostrar um novo ambiente legal e de negócios no país e procurar captar investimentos para o sector de recursos minerais sólidos. Destacou que o país vai apresentar um painel com o tema "Angola: o destino de escolha para o investimento mineiro, as oportunidades de negócio e as potencialidades geológicas do país”.
Mining Indaba é uma conferência internacional de minas, que se realiza anualmente na África do Sul - houve uma interrupção em 2020 e 2021, devido a Covid-19 -, com vista a captar investimento para o sector dos minerais dos países do continente africano. Na última edição, em 2019, o encontro reuniu cerca de seis mil delegados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A Sonangol e o Instituto Regulador do Derivados do Petróleo (IRDP) advertiram, esta segunda-feira, os operadores envolvidos no contrabando de combustíveis com a suspensão imediata da relação comercial, no quadro de acções tendentes a introduzir a transparência no sector de comercialização e distribuição.
Angola evoluiu de forma significativa na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo de descartar uma nova inclusão do país na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), declarou, esta segunda-feira, em Luanda o director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF).
A Refinaria de Ouro que começou a ser construída, esta segunda-feira, nas instalações da Geangol, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em Luanda, fica concluída dentro de um ano, depois de investimentos de seis milhões de dólares.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.