Mundo

África gasta 50 mil milhões de dólares na compra de commodities agrícolas

Cerca de 50 mil milhões de dólares americanos são gastos para importação de commodities agrícolas alertou em Adis Abeba Etiópia, a comissária da União Africana para o Departamento da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Leonel Correia Sacko.

21/04/2021  Última atualização 14H16
© Fotografia por: DR

A diplomata africana fez este pronunciamento quando procedia a abertura do evento dedicado ao "futuro do comércio agrícola em África no contexto da Área de Comércio Livre Continental Africano" (AFCFTA).

Para a Josefa Sacko, estes números de acordo com projecções feitas poderão aumentar para 110 mil milhões de dólares até o ano de 2025. "África é um grande importador de várias mercadorias"

Como exemplo, apontou que só em 2018, os Estados Membros da União Africana importaram cerca de 13 milhões de toneladas de arroz, ao custo de cerca de 5,2 bilhões de dólares americanos, que alcançaram 7 mil milhões de dólares americanos no ano de 2020.

Importação de milho

De acordo com as estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) o contente africano também importou 20 milhões de toneladas de milho, seu principal alimento básico em 2018, totalizando 3,6 bilhões de dólares em 2018, um crescimento de 2,7 por cento em relação ao ano anterior.

Durante a sua intervenção, acrescentou que apesar da África ter cerca de 60 por cento das terras aráveis ​​não cultivadas do mundo, e a população mais jovem do planeta, "ainda assim, assistimos  que muitos deles não estejam  interessados ​​na agricultura convencional por causa do trabalho enfadonho envolvido e da baixa remuneração”, enfatizou.

A pandemia Covid-19, disse, expôs ainda mais a vulnerabilidade da África à segurança alimentar e nutricional devido à grande dependência da importação de alimentos, que foi exacerbada pela quebra das cadeias de abastecimento alimentar.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo