O Banco Nacional de Angola (BNA) retirou, as licenças a duas instituições financeiras não bancárias, nomeadamente a Cumbila Bié e a StarPay, com fundamento na violação reiterada das leis e regulamentos que disciplinam a sua actividade.
O ministro da agricultura e florestas, António Francisco de Assis, reiterou, numa das fazendas agrícolas, constituída no quadro do projecto “Terra do Futuro”, município da Quibala, província do Cuanza-Sul, que o ministério que tutela vai continuar a apoiar os jovens empresários agrícolas, no sentido de garantir o produtividade das fazendas, para o alcance das metas preconizadas pelo Executivo.
O Banco Central da África do Sul decidiu elevar a taxa básica de juro em 25 pontos-base, para 7,25 por cento, abaixo das expectativas da maioria dos analistas, que previa um aumento de 50 pontos-base, de acordo com informações publicadas, ontem, na imprensa daquele país.
A decisão foi tomada na quinta-feira por uma maioria de três membros do Conselho do Banco Central que apoiavam a alta anunciada, mas outros dois votaram por uma elevação maior, de 50 pontos base.
O Banco Central sul-africano declarou, em comunicado, que os riscos face à inflação interna continuam a ser altos, além de que o conflito militar na Ucrânia e o mercado do petróleo deve permanecer volátil, principalmente na medida em que a economia da China for retomando.
As condições económicas e financeiras também podem permanecer voláteis no futuro imediato, pelo que, num ambiente dessa forma incerto, as decisões de política monetária vão continuar a cingir-se em reacções aos dados e à sensibilidade aos riscos, enfatiza a instituição.
O Banco Central da África do Sul estima que a economia daquele país ficou estagnada no quarto trimestre, projectando para o cômputo de 2022 um crescimento de 2,5 por cento. Já para 2023, é esperada uma expansão de apenas 0,3 pontos percentuais, em 2024 um avanço de 0,7 e, em 2025, de 1,0 por cento.
A instituição espera uma alta da inflação de 5,4 por cento este ano e de 4,8 por cento em 2024. Em 2025 é esperado um avanço de 4,5 por cento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma aliança de bancos norte-americanos pediu aos reguladores federais que garantissem todos os depósitos dos seus clientes durante dois anos, independentemente do valor, para evitar um contágio após a falência de dois bancos.
A TAAG, Linhas Aéreas de Angola anunciou, este domingo, que procedeu ao reajustamento de horário do voo DT 651 Lisboa-Luanda de 19 de Março, cuja saída inicialmente prevista para as 11h10 (período matinal) “devido a uma questão técnica”.
A empresa norueguesa prestadora de serviços de manutenção de navios petrolíferos, Dof Subsea Angola, anunciou para os próximos dias, a contratação e treinamento de cerca de 40 técnicos jovens recém formados e sem experiência profissional, no quadro de uma parceria com duas universidades angolanas.
O angolano Paulo da Conceição de Carvalho é o único africano convidado a participar num colóquio sobre o “Nacionalismo Cristão Ressurgente Racializado”, que decorre, de hoje até sexta-feira, na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Vários coordenadores de ensino de jovens e de adolescentes receberam um seminário, esta segunda-feira, no Bié, por parte do Gabinete Provincial da Educação, para que possam capacitar outros coordenadores no empreendimento de uma nova dinâmica, quer seja no processo de cadastro, quer seja no processo de monitoria.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.