Mundo

África do Sul reafirma amizade com a Rússia

A África do Sul, criticada pelo Ocidente pela neutralidade ao recusar condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia, reforçou em Pretória a proximidade com Moscovo ao declarar-se “amiga”, durante um encontro dos chefes da diplomacia dos dois países

25/01/2023  Última atualização 11H41
África do Sul reafirma amizade com a Rússia © Fotografia por: DR

A manifestação de amizade de Pretória, que na passada quinta-feira anunciou a realização em Fevereiro de exercícios navais conjuntos com as marinhas russa e chinesa, foi feita na segunda-feira, à noite, pela ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Naledi Pandor, durante um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, no qual reivindicou a "soberania” sul-africana para decidir com quem estabelece relações, refere a Efe.

A operação naval "faz parte de um programa de exercícios militares que as forças de defesa sul-africanas têm no âmbito de acordos com muitos países de todo o mundo”, argumentou, hoje, Pandor, numa conferência de imprensa conjunta com Lavrov, cerca de um mês antes do primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.

Na segunda-feira, na conferência de imprensa, Pandor questionou por que "ninguém fez perguntas” sobre outros exercícios militares realizados no passado com países ocidentais, como a França ou os Estados Unidos. Os exercícios visam melhorar as competências das tropas sul-africanas "para que possam responder a uma série de situações, incluindo a gestão de desastres, em que o Exército está frequentemente envolvido”, disse a ministra.

O Governo sul-africano garantiu no ano passado que adoptou uma posição neutra sobre a guerra na Ucrânia e pediu diálogo e diplomacia para resolver o conflito, mas a oposição acusou o Executivo de apoiar a Rússia.

Nesse sentido, Pandor insistiu na necessidade de "uma solução e processo diplomático” para acabar com a guerra, apelando ao "multilateralismo e ao diálogo” como solução.

A África do Sul, Rússia e China integram o grupo de economias emergentes BRICS, bloco que também inclui Brasil e Índia e cuja presidência rotativa é exercida este ano por Pretória. A ofensiva militar lançada em 24 de Fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas  6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,9 milhões para países europeus, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Entretanto, no prosseguimento do seu périplo por África, Lavrov inicia hoje uma visita a Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo