Economia

África do Sul e Nigéria concordam em reforçar cooperação económica

A África do Sul e a Nigéria concordaram em cooperar nos domínios da indústria mineira e das telecomunicações, num encontro, na segunda-feira, mantido em Nova Iorque, entre os Presidentes dos dois países, Cyril Ramaphosa e Bola Tinubu, respectivamente.

20/09/2023  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR

Um comunicado emitido no fim do encontro, realizado antes do arranque da Assembleia- Geral das Nações Unidas, iniciada ontem, o Presidente nigeriano declarou que os dois países podem "cooperar de forma mutuamente benéfica que enriquece as nossas populações”, apontando as indústrias mineira e de telecomunicações para ajudar a "criar empregos”.

O Presidente Bola Tinubu adoptou as reformas mais ousadas da Nigéria em décadas, eliminando o subsídio à gasolina e levantando restrições ao comércio de divisas, prometendo reanimar a economia que se debate com uma dívida recorde, crescimento lento e inflação de dois dígitos.

O Presidente Cyril Ramaphosa saudou as "corajosas” reformas económicas na Nigéria e prometeu que a África do Sul vai aprofundar a parceria com o país da Costa Ocidental de África.

"Somos duas grandes economias do nosso continente e é importante aprofundarmos os laços económicos, particularmente à luz do Acordo de Comércio Livre Continental Africano”, disse Cyril Ramaphosa.

"Gostaríamos muito de ver a Nigéria e a África do Sul a trabalharem em estreita colaboração numa série de questões, porque sempre que damos as mãos, causamos impacto global com as nossas posições conjuntas”, acrescentou o líder sul-africano.

Instituições internacionais

Bola Tinubu também instou a África do Sul a juntar-se à Nigéria num apelo à reforma das instituições financeiras globais para ajudar África a combater o aumento da pobreza e os problemas económicos.

"Temos de dar as mãos e concordar que as Instituições Financeiras Internacionais necessitam de reforma, uma vez que África não deve voltar a ser palco do desperdício económico, sendo um lugar com pessoas talentosas que estão prontas para o investimento e a cooperação”, disse.

Bola Tinubu, que participa pela primeira vez na Assembleia-Geral da ONU como Presidente da Nigéria, deve reunir-se com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden, e líderes da Microsoft, Meta e Exxon Mobil, em Nova Iorque, num esforço para mobilizar o capital global para desenvolver infra-estruturas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia