Economia

África deve aumentar apoios concedidos para a agricultura

Aumentar o investimento e optimizar as despesas no sector agrícola por outras palavras, gastar mais e melhor ajudará a transformar a agricultura no continente e a alcançar a autossuficiência alimentar.

03/02/2023  Última atualização 10H49
África deve aumentar apoios concedidos para a agricultura © Fotografia por: DR

Este é de resto o posicionamento da Cimeira de Dakar, no Senegal, que abordou, recentemente, sobre como os governos africanos e parceiros de desenvolvimento devem ser instados a aumentar o investimento e optimizar as despesas para transformar a agricultura em África

Conforme disseram, no comunicado final, com África a acolher o maior número de pessoas que não têm sequer uma refeição por dia, os líderes do continente e mundiais buscaram partilhar visões sobre como "Transformar as Políticas Agrícolas Africanas" e alimentar as populações.

Esta sessão foi realizada no terceiro e último dia da Cimeira sobre Alimentação e Agricultura em África.

Como podem os decisores políticos apoiar melhor a agricultura africana face às alterações climáticas? Como podem os ambientes políticos e institucionais ser mais favoráveis para atrair potenciais parcerias na agricultura? Qual é o papel dos governos na formalização de empregos e na reforma agrária para tornar o setor agrícola mais inclusivo? Estas foram as questões em torno das quais os líderes partilharam as suas visões.

"As soluções inovadoras são importantes para gerir e resolver os problemas da insuficiência alimentar em África", disse o Simeon Ehui.

Para o director Regional do Desenvolvimento Sustentável para África do Banco Mundial. O que é necessário, afirmou, é o aumento do investimento público, reformas políticas e o desenvolvimento de instituições locais para aceder ao mercado internacional de bens.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia