Política

África celebra hoje o Dia da Paz e Reconciliação

O continente africano celebra, hoje, pela primeira vez, o Dia da Paz e Reconciliação, na sequência da Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Maio de 2022, em Malabo, Guiné Equatorial.

31/01/2023  Última atualização 12H20
Cimeira de Malabo instituiu a data e elegeu o Presidente João Lourenço como Campeão da Paz e Reconciliação em África © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Em nota, a Representação Permanente de Angola Junto da União Africana (UA) informa que o lançamento da efeméride deverá ocorrer com a realização de uma reunião virtual, organizada pelo Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana.

O documento refere que o programa da cerimónia prevê a intervenção do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enquanto Campeão para a Paz e Reconciliação em África.

A Representação Permanente de Angola Junto da UA refere que a data foi propositadamente escolhida em homenagem à adopção, em 2015, da Agenda 2063 da UA, intitulada "A África que nós queremos”.

A agenda prevê, também, uma declaração do presidente da Comissão da União Africana (CUA), o tchadiano Moussa Faki Mahamat, e intervenções de representantes dos Estados-membros, sobretudo os que compõem o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da organização continental.

O evento contará ainda com duas declarações de boa vontade, sendo uma do presidente do Painel de Sábios da UA e antigo Presidente da República do Burundi, Domitien Ndayizize, e outra da co-presidente da Rede de Mulheres Africanas na Prevenção e Mediação de Conflitos "FemWise-África”.

A data de 31 de Janeiro como "Dia da Reconciliação e Edificação da Paz em África” foi instituída como forma de encorajar a consolidação da paz e a coesão social aos níveis nacional, regional e continental.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política