Economia

AFENTRA autorizada a explorar petróleo

A AFENTRA recebeu, recentemente, a aprovação do Ministério para a aquisição da INA - Industrija Nafte d.d., correspondente a uma participação de 4,0 por cento no Bloco 3/05 e de 4,0 por cento no Bloco 3/05 A.

15/01/2023  Última atualização 10H10
© Fotografia por: DR

Realizada no âmbito da celebração de um contrato de compra e venda entre a INA e a AFENTRA Angola, Lda., datado de 19 de Julho de 2022, esta aquisição ficará concluída em breve.

O presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, sublinha a importância desta aquisição e do interesse da AFENTRA pelo sector petrolífero angolano.

"Trata-se de uma empresa cujo core business é o upstream de oil & gas e que tem focado o seu interesse no desenvolvimento de oportunidades de negócio em países africanos. Com sede em Londres, tem na transição energética responsável um dos maiores desafios e demonstra com esta aquisição o empenho em trabalhar cada vez mais em e com Angola.

Para a ANPG, a entrada de um novo player do sector petrolífero é, naturalmente, de saudar”, afirma o presidente da Concessionária Nacional.

Para o director executivo da AFENTRA, Paul McDade,  "a aprovação recebida do Governo angolano é um passo fundamental para a entrada e para o desenvolvimento da empresa no país e que espera ver concluída esta aquisição nas próximas semanas.

Ambas posições contratuais, que são complementares, colocarão à disposição uma forte plataforma de crescimento, sustentada num fluxo de caixa robusto e num potencial significativo, capaz de gerar valor agregado.

Também marcará o início da nossa parceria com a Sonangol nos Blocos 3/05 e 3/05A, nos quais pretendemos trabalhar em estreita colaboração para optimizarmos a produção e prolongarmos a vida útil destes activos de qualidade e de longo prazo.”

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia