Economia

Aeroporto da Catumbela próximo da certificação

Isaque Lourenço

Jornalista

O Aeroporto da Catumbela, na província de Benguela, deverá, em breve, concluir o processo de certificação e servir de Plataforma Logística para carga, manutenção de aeronaves e alternativa a Luanda no embarque e desembarque de passageiros.

24/02/2021  Última atualização 10H55
Autoridades do sector Aeroportuário pretendem ter alternativa prática ao “4 de Fevereiro” em Luanda © Fotografia por: DR
Este compromisso do sector foi reiterado, na segunda-feira, durante o "Fórum da Indústria Aeronáutica Angolana - Sector da Aviação no Contexto Mundial e Local”, que o Ministé-rio dos Transportes e a i-Tech Angola promoverem por videoconferência.
Na ocasião, o presidente da Comissão Executiva da Sociedade Gestora de Aeroportos, Nataniel Domingos, disse que o Governo reabilitou até ao momento 19 aeroportos, numa acção que permite ligar por via aérea, sempre que se impõe, todas as capitais de províncias.

Como tarefas imediatas, para concretizar-se estes objectivos, está em actualização os serviços de controlo aduaneiro e fiscal, de navegação, de identificação de cargas e passageiros, através do raio x, entre outros.
Segundo o gestor aeroportuário, em 2019, período antes da pandemia, o país movimentou 3,5 milhões de passageiros e 33 mil toneladas de carga diversa, o que revela o potencial dos serviços e a sua relevância estratégica no actual contexto económico mundial e local. Foi já nessa base que no processo seguimento do processo de reestruturação da Transportadora Aérea Angolana (TAAG), o Governo investiu, até aqui, 700 milhões de dólares, para ajustar a empresa aos desafios do mercado.

Desafios imediatos

Sobre as infra-estruturas aeroportuárias, o processo de modernização visa garantir que o país se transforme nu-ma plataforma logística, tal como o são actualmente a África do Sul, Quénia e Egipto, só para citar estes, tendo Angola uma posição bastante estratégica para garantir voos de escalas, sobretudo na ligação Europa, América e o resto de África.
Nesse sentido, o actual Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro”, em Luanda, deverá também ser melhorado para aumento da capacidade de pista, de movimento de passageiros e de carga, respectivamente.

Ao nível mundial, a Indústria aeronáutica movimentou, segundo dados da IATA, 4,5 mil milhões de passageiros e 60 milhões de toneladas. Contudo, há uma redução de custos, devido à Covid-19, de cerca de 365 milhões de dólares. Particularmente para África, o cenário é bastante desafiador uma vez que 70 por cento do tráfego aéreo no continente é dominado por companhias estrangeiras e urge a inversão desse quadro nos próximos tempos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia