O advogado da equipa de transição de Luís Inácio Lula da Silva, António Carlos de Almeida Castro, disse ser necessário responsabilizar criminalmente o ex-juiz Sérgio Moro, procuradores e “advogados cooptados” no processo da Lava Jato.
Na sexta-feira, 02, o advogado criminalista pediu a condenação de juízes, procuradores e "advogados cooptados" pela Operação Lava Jato durante um evento do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) realizado na cidade do Recife, em Pernambuco.
Para ele, a participação de Sérgio Moro no governo de Bolsonaro configurou um "caso clássico de corrupção de agente público, que realiza um acto de ofício para depois obter um benefício”.
Recentemente convocado para participar do grupo sobre Crimes Contra o Estado Democrático de Direito, Kakay disse acreditar que será necessário reverter o mau uso de práticas jurídicas no Brasil, como a "delação premiada” e os acordos de leniência.
Experiência na Lava Jato
O advogado criminalista, Kakay, representou figuras centrais do processo da Lava-Jato entre 2015 e 2016, como o "doleiro” e o empresário Alberto Youssef. Durante a operação, Kakay afirmou que os seus clientes eram coagidos por procuradores do processo a mudar de advogado e contratar figuras próximas à procuradoria.
O criminalista lembra que os procuradores concediam longas entrevistas colectivas para "quebrar a moral do réu, forçar o Judiciário a não negar os pedidos de prisão e fazer julgamentos mediáticos”. Ele afirmou ainda, que aos advogados de defesa não era concedido o mesmo espaço, configurando "uma disparidade de armas enorme”.
Segundo o advogado, que já representou quatro ex-presidentes da República e mais de cinquenta senadores, a operação Lava-Jato "era muito bem organizada”.
"Tivemos um santo hacker, porque ele desnudou aquilo que todos nós sabíamos”, disse o advogado criminalista, em referência às mensagens trocadas entre procuradores e juízes da Lava-Jato e reveladas pelo hacker Walter Delgatti Neto.
Futuro do combate à corrupção
O advogado acredita que, nos últimos anos, um espírito de solidariedade corporativa impediu a abertura de processos contra juízes, procuradores e advogados envolvidos em abusos da Lava-Jato.
"Actualmente, há uma grande parte de advogados que trabalhavam na Lava-Jato, de formadores de opinião que entende que o mais importante é fazer o que nós fizemos, ou seja, mostrar a parcialidade, mostrar a incompetência do Moro e absorver boa parte das pessoas”, relatou Kakay. "Mas eu vou além”, disse.
O criminalista defende a responsabilização criminal de todos os envolvidos, após uma análise cuidadosa de "caso a caso", que respeite o devido processo legal.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginVários milhares de pessoas manifestaram-se, esta segunda-feira, em Goma, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), contra a “passividade” da força da África Oriental destacada na região perante os ataques dos rebeldes do M23, paralisando a cidade.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiu, segunda-feira, com as altas autoridades militares e dos serviços de informação possíveis novas ofensivas russas, havendo indicações de que não serão generalizadas.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.