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Um total de 465 professores graduados para o ensino o primário, foi formado nos últimos dez anos, na província do Cuando Cubango, pela Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
De acordo com o director-geral da Escola Primária da ADPP, Walter Alexandre, foram outorgados esta semana, 65 diplomas a finalistas que começaram o curso em 2019. Dos 465 professores formados, anunciou, cerca de 330 foram admitidos nos concursos públicos realizados pelo sector da Educação no Cuando Cubango.
Esclareceu que a formação de professores da Escola do Magistério da ADPP, desde 2013, esteve presente em várias escolas do ensino primário, localizadas nas zonas rurais de Menongue.
Explicou que o ciclo formativo dos professores do ensino primário tem sido realizado pela ADPP, em parceria com o Ministério da Educação, num período de quatro anos, onde os formandos, além de aulas teóricas e práticas sobre a docência, são capacitados em saúde preventiva, liderança, fazedor de opiniões, agricultura e empreendedorismo junto das comunidades.
"A escola do magistério da ADPP forma apenas docentes do ensino primário, para poder criar-se bases sólidas aos estudantes que queiram passar para outros níveis de escolaridade e com conhecimentos vastos”, considerou.
O director da Escola do Magistério da ADPP revelou que após a conclusão do curso de formação de professores, os formandos são encaminhados para o Ministério da Educação, para serem enquadrados nas escolas do ensino primário das zonas rurais e suburbanas, onde há mais carência de docentes.
Walter Alexandre explicou que para o ingresso no curso de formação de professores, o candidato deve ter como principal requisito 18 a 25 anos, 9ª classe concluída e ter como objectivo ser docente com o comprometimento com a comunidade.
Durante a formação, disse, no primeiro ano, os futuros professores são obrigados a saírem da zona de conforto para terem contacto directo com as comunidades, no segundo ano, recebem aulas teóricas e práticas de pedagogia.
No terceiro ano de formação, são instruídos sobre saúde preventiva, liderança, fazedor de opiniões, agricultura e empreendedorismo junto das comunidades, no último ano são enviados para uma determinada comunidade para leccionarem uma turma, com acompanhamento de um docente titulado, na qualidade de supervisor.
Dificuldades da ADPP
Walter Alexandre apontou como dificuldades da instituição que dirige, a falta de transporte para a deslocação dos formandos, tendo em conta que as escolas primárias encontram-se distantes da Escola do Magistério da ADPP.
Explicou que a Escola do Magistério da ADPP carece ainda de energia eléctrica da rede de distribuição, sendo que o normal funcionamento da instituição é assegurada por placas solares de 30 KVA, mobiliário e imputs agrícolas para produção de produtos do campo, que asseguram a dieta alimentar dos formadores e formandos.
Salientou que a Escola de Magistério da ADPP funciona em condições precárias, visto que a obra da referida infra-estrutura começou a ser erguida em 2013 e ainda não terminou, tendo sido paralisada em 2014.
Acrescentou que o Governo local prometeu nos próximos tempos terminar com a construção da Escola do Magistério da ADPP que tem uma execução física na ordem dos 95 por cento.
A referida infra-estrutura conta com oito salas de aula, três dormitórios de 90 camas para os alunos e outro espaço para albergar 27 professores. A zona administrativa tem 12 gabinetes, lavandaria, anfiteatro com capacidade para 500 pessoas, dois campos multiusos, um refeitório e uma área de lazer.
Resultados satisfatórios
O governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, afirmou que a Escola do Magistério da ADPP tem sido fundamental para a formação de professores do ensino primário, contribuindo para o bem dos cidadãos, que queiram ingressar com competência no mercado de trabalho. José Martins disse que a formação é a condição mais importante para enfrentar qualquer tipo de desafio, sendo necessário que qualquer cidadão tenha conhecimentos práticos, para que realize com profissionalismo as suas actividades.
"As instituições de ensino e aprendizagem são feitas mediantes a um processo que representa o ponto de partida fundamental para o aperfeiçoamento social do homem, uma vez, que o mesmo representa o meio, pelo qual, o homem se nutre de conhecimentos científicos e práticos, auxiliando-o na resolução dos mais variados problemas que enfrenta qualquer cidadão na sociedade”, destacou.
Acrescentou ainda que o Governo do Cuando Cubango tem garantido, anualmente, por iniciativas públicas e privadas, a construção e requalificação de instituições de ensino para gerar comodidade a todos os alunos, conferindo-lhes o livre acesso às aulas e responder a grande demanda da inserção dos mesmos no sistema normal de ensino e aprendizagem.
José Martins afirmou que o seu pelouro tem trabalhado afincadamente para a diminuição de alunos fora do sistema normal de ensino e aprendizagem, através da construção de mais infra-estruturas e a inserção de mais professores, através da promoção de concursos públicos.
O governante encorajou a direcção da Escola do Magistério da ADPP do Cuando Cubango, a continuar a redobrar esforços com zelo e dedicação para a formação de novos professores, colaborando cada vez mais na construção de uma sociedade unida e inclusiva.
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