Sociedade

Admitida inscrição sem certificado de habilitações

Estudantes que não possuem certificados de habilitações literárias podem fazer a inscrição para acesso ao exame de admissão na Universidade Agostinho Neto (UAN), desde que apresentem uma declaração do ensino médio, de acordo com a direcção daquela instituição de ensino superior.

11/08/2022  Última atualização 07H10
Campus Universitário regista afluência de muitos estudantes © Fotografia por: DR

"Na ausência do certificado de habilitações literárias o candidato pode fazer a inscrição e depois da prova de acesso apresentá-lo", disse, ontem, à Rádio Nacional, o subdirector da comissão de comunicação para os exames de acesso à UAN.

Segundo Carlos Baptista, a inscrição para o acesso ao exame de admissão à Universidade Agostinho Neto termina no próximo dia 13. 

De referir que, antes do esclarecimento, um grupo de estudantes do ensino médio que pretendia inscrever-se para os exames de acesso à UAN enfrentou várias dificuldades, devido ao atraso que se verifica na recepção dos certificados de habilitações literárias.

Por outro lado, uma nota de imprensa dá conta que foram abertos, no Campus Universitário da UAN, postos de inscrição para o acesso ao exame de admissão à instituição de ensino superior. 

A chefe do Departamento de Educação e Ensino do Gabinete Provincial da Educação, Maria Canoquela, esclareceu que as escolas do II ciclo estão orientadas a emitir os certificados em tempo oportuno.

"Não há motivos para morosidade, porque os certificados são para os que concluem as classes de exame (6ª, 9ª e 12ª) e os directores já têm o princípio da base de dados. O aluno foi aprovado é só pôr o nome, as notas e imprimir".

Governo proíbe subida de preços  nas escolas 

As instituições públicas e privadas de ensino estão proibidas de aumentar os preços das propinas e emolumentos no ano lectivo 2022/23. 

Um comunicado do Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE, divulgado, ontem, pela Rádio Nacional, esclarece que o único cenário que pode se registar é a redução do valor das propinas.

Segundo o comunicado, quem violar este instrutivo arrisca-se a uma penalização criminal e civil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade