Regiões

Administradora pede à juventude maior aposta na formação

Júlio Gaiano | Benguela

Jornalista

A administradora municipal da Catumbela, Kátia Maria Teixeira, lançou um repto à juventude para investir na formação académica e profissional, bem como se juntar às políticas adoptadas pelo Executivo no combate à fome e à pobreza.

20/02/2023  Última atualização 08H45
Formação académica e profissional para juventude © Fotografia por: Edições Novembro

A governante destacou, no discurso de abertura do ano político associativo juvenil 2023, promovido pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ), a importância da juventude continuar a trabalhar nos esforços de desenvolvimento locais. A administração municipal, garantiu, vai continuar aberta e disponível, para responder aos anseios e desafios da juventude, proporcionando fórmulas e meios que visem o alcance do bem-estar de todos.

Kátia Teixeira entende que um país só se desenvolve se apostar na força de uma juventude unida, coesa e disposta a colaborar com as instituições em prol do desenvolvimento do país. "Enquanto governantes, manifestamos disposição  de ajudar, facilitando certos processos e apoiando os jovens com os meios disponíveis, de forma que possam alcançar algumas metas e consigam obter o próprio bem-estar sócio-económico”, disse.

A administradora lembrou aos presentes no encontro que, hoje, aos jovens não bastará se munirem de competência, habilidade e atitude para se afirmar na política do desenvolvimento sócio-económico do país. "Os jovens devem agregar também virtudes e empatia para enfrentar os desafios do momento, sem no entanto, descurar a formação académica, técnico-profissional e científica, promovendo a competitividade”.

Por sua vez, o secretário provincial do Conselho da Juventude de Benguela, Lucas Katimba, defendeu a aposta no incentivo e fomento à criação de micros, pequenas e médias empresas e das cooperativas, com vista a potenciar a auto empregabilidade, bem como proporcionar a sustentabilidade ao associativismo juvenil que clama suporte financeiro para a sua dinâmica e pró-actividade.

A cerimónia, que decorreu sob o lema "juventude angolana, mais patriótica solidária, rumo ao desenvolvimento sustentável”, contou com a participação de jovens de distintas organizações político-partidário, civil e eclesiástica e teve como palestrante o sociólogo António de Carvalho, para quem o Estado deve apoiar mais as iniciativas individuais dos jovens, para que esses possam gerar projectos colectivos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões