Sociedade

Administrador suspeito de assédio sob inquérito

Manuela Mateus e Pereira Dinis

Jornalistas

Um inquérito administrativo a uma denúncia de alegado assédio sexual, feita por uma mulher, que se diz funcionária da Administração do Distrito Urbano do Kilamba, contra o administrador Hélio de Aragão dos Santos, foi aberto, quarta-feira, pela Administração do Município de Belas.

02/06/2023  Última atualização 08H42
Administrador do Distrito Urbano do Kilamba, Hélio de Aragão dos Santos © Fotografia por: Arquivo
O inquérito está a cargo de uma comissão criada pela Administração Municipal de Belas, que, num despacho, a que o Jornal de Angola teve ontem acesso, considerou a denúncia de assédio sexual "uma alegada situação que fere o bom nome das instituições do Estado e a dignidade humana”.

No documento, a Administração do Município de Belas prometeu que, depois de averiguados os eventuais factos apresentados pela denunciante, vai ser apresentado um relatório e dado o devido tratamento nos termos da lei.

A comissão de inquérito foi criada porque a denúncia, segundo o documento, põe em causa a imagem do administrador do Distrito Urbano do Kilamba, Hélio de Aragão dos Santos.

A denunciante diz chamar-se Eva Filadélfia Xavier Ganga e apresenta-se como antiga directora do gabinete do ex-administrador do distrito, Murtala Marta.

Na denúncia, que viralizou nas redes sociais, Eva Ganga alega que, já na gestão do novo administrador, recebeu e aceitou o convite para ser a secretária de Hélio de Aragão dos Santos.  

O convite foi aceite por ela não ter manifestado vontade de trabalhar na administração da comuna de Quenguela, para onde seria transferida, por considerar a zona muito distante da sua área de residência e sem sinais de desenvolvimento urbano.

Na denúncia, a mulher conta, ao pormenor, as duas tentativas de assédio e abuso sexual que diz terem sido praticadas por Hélio de Aragão dos Santos, no seu gabinete de trabalho.

A mulher refere que o convite para ser secretária de Hélio de Aragão dos Santos foi feito pelo próprio e adianta que aceitou com a condição de continuar a ter o salário que recebia quando era a directora de gabinete do ex-administrador. O combinado, como alega a denunciante, foi de que ela receberia em mãos uma parte do salário, cujo valor não mencionou na denúncia pública. 

"Acontece que, sempre que chegava o dia para me pagar, ele pedia para aguardar até ao fim do dia, às 19 horas, quando mais ninguém estava na Administração”, lê-se no texto que circula nas redes sociais.    

 

Hélio de Aragão já terá sido ouvido

O administrador do Distrito Urbano do Kilamba, Hélio de Aragão dos Santos, já terá sido ouvido ontem pela comissão de inquérito, criada pela Administração Municipal de Belas.

Até à hora do fecho desta edição, o Jornal de Angola não chegou a apurar se a audição foi mesmo realizada, mas, ontem, Hélio de Aragão dos Santos, depois de ter orientado uma reunião, deslocou-se à sede da Administração Municipal de Belas.

Parco em palavras, o administrador do Distrito Urbano do Kilamba disse ao Jornal de Angola que não podia falar, por enquanto, sobre o assunto, por estar a decorrer um inquérito.

O Jornal de Angola apurou junto de uma fonte do Serviço de Investigação Criminal (SIC) que a mulher que, através das redes sociais, acusa o administrador de assédio sexual não apresentou, até ontem, junto do órgão queixa-crime contra Hélio de Aragão dos Santos.

Idêntica informação foi divulgada por um magistrado do Ministério Público, em actividade no Distrito Urbano do Kilamba, quando contactado sobre o assunto por este jornal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade