Política

Administrador do Mungo destaca ritmo de execução das obras do PIIM

Sérgio V. Dias | Huambo

Jornalista

O administrador do Mungo, Domingos Pascoal Kalei, destacou, em entrevista ao Jornal de Angola, o ritmo de execução das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) a nível daquela circunscrição do Huambo.

28/05/2023  Última atualização 07H28
© Fotografia por: DR

O responsável do município, situado a cerca de 130 quilómetros da sede provincial do Huambo, aponta várias acções no âmbito da carteira deste projecto do Executivo Central.

Falou de oito acções estruturantes na carteira do PIIM, sendo das quais sete infra-estruturas e uma ligada à aquisição de bens e serviços.

Domingos Kalei destaca, a esse respeito, a construção de quatro postos de saúde, em igual número de ombalas, assim como de três escolas de sete salas de aula cada.

O administrador do Mungo revelou, ainda, que as acções do PIIM em curso nesta parcela da província do Huambo constituem-se muito promissoras, "porquanto a Educação e Saúde fazem um casamento perfeito no quadro do desenvolvimento humano”.

Já em relação aos sectores de Energia e Águas, a carteira deste projecto do Executivo angolano prevê  a construção de duas mini-hídricas nos rios Luvalo e Cussango. "O desafio passa por aumentar a capacidade de produção quer de energia, quer do precioso líquido”, disse.

Situada a Norte da sede do Huambo, o Mungo conta com uma superfície territorial de 5.400 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 153 mil habitantes, que se dedicam essencialmente à agricultura familiar. Entre as principais culturas da região constam o milho, banana, ananás, mandioca, batata-doce e hortícolas.

Outro destaque vai para o processo de revitalização do café arábica, que dispõe nesta altura da execução de mais de 32 mil mudas para serem distribuídas aos camponeses.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política