Regiões

Administrações de Ombadja e dos Gambos em troca de experiência

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

Um total de cinco funcionários da administração municipal dos Gambos, na província da Huíla, visitou, hoje, o Canal do Cafu, no Cunene, onde trocou experiências com a administração de Ombadja.

05/12/2023  Última atualização 19H43
© Fotografia por: Adelaide Mualimusi/Ondjiva
Na ocasião, o administrador em exercício de Ombadja, Fernando Wandalica, disse que o momento é uma mais-valia para ambas as partes.

Por outro lado, o responsável da delegação da administração dos Gambos, Joaquim Chipandeca, referiu que a delegação queria saber mais sobre o funcionamento e uso da água e importância na vida dos munícipes de Ombadja que o Canal do Cafu possui, uma vez que o município dos Gambos também é assolado pela seca. 

 O Canal do Cafu é o maior projecto de combate aos efeitos do referido fenómeno no sul do país, foi inaugurado a 4 de Abril de 2022, pelo presidente da República, João Lourenço, e é composto por um sistema que tira água do rio Cunene por via de um canal aberto que se estende às localidades que eram mais afectadas pela estiagem.

A infra-estrutura já tem vindo a aliviar o sofrimento de milhares de famílias e de bovinos que eram obrigados a abandonar as zonas de pastagem para outras localidades com melhores condições

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões