Sociedade

Administração rescinde contrato com construtoras incumpridoras

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

A Administração Municipal do Quela, Malanje, decidiu rescindir contratos com as construtoras encarregues das obras de terraplanagem de 53 quilómetros de estrada, que ligam a comuna do Moma, e de duas escolas, inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, por incumprimento dos prazos contratuais por parte das empresas construtoras.

26/04/2021  Última atualização 05H00
Administrador do Quela © Fotografia por: Eduardo Cunha |Edições Novembro | Malanje
A informação avançada, sábado, à imprensa pelo administrador municipal, Manuel Campos, à margem do acto inaugural, pelo governador "Kwata Kanawa”, de um pequeno sistema de água na localidade do Bundo, que vai  beneficiar duas mil pessoas, bem como uma moageira na aldeia de Cambamba, financiados com recursos do Programa de Combate à Pobreza.

De acordo com Manuel Campos, neste momento estão a ser preparados novos procedimentos jurídico-legais para que as obras prossigam durante o tempo seco. Informou que os empreiteiros   alegam os elevados custos dos materiais de construção, aliados à actual conjuntura financeira, que estão na origem da não concretização das obras do PIIM.

No mesmo dia, foi feito, no Quela, o lançamento das obras de terraplanagem de 53 quilómetros de estrada que ligam a sede municipal à comuna dos Bângalas, a cargo da empresa Lintel. Os trabalhos têm a duração de oito meses e estão orçados em mais de 268 milhões de kwanzas.
Os trabalhos de terraplanagem vão gerar 40 postos de trabalho, de acordo com o encarregado de obras da empresa executora, António Lopes.


Projectos em curso
O município do Quela foi o mais beneficiado com o projecto do PIIM, na província de Malanje, com 17, dos quais oito pequenos sistemas de água, em curso, e um projecto de limpeza e saneamento básico.

As obras de saneamento básico incluem a aquisição de dois tractores para apoiar, igualmente, a actividade agrícola a nível do sector familiar. O administrador municipal, Manuel Campos, disse que, dos projectos, constam das prioridades a entrega de três moageiras, para apoiar as cooperativas agrícolas dos ex-militares e contribuir na reintegração sócio-profissional e produtiva,  no âmbito do Programa Municipal Integrado de Combate à Fome e à Pobreza. 

O responsável destacou, igualmente, outros benefícios do Programa de Combate à Pobreza, consubstanciados na construção de sistemas de água, empoderamento da juventude para a reintegração de jovens e mulheres rurais e ex-militares.
O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa”, pediu aos empreiteiros para inserirem nas obras da estrada a força de trabalho local.
Para o dirigente, a reabilitação da via de acesso   impulsionar não só o cultivo do algodão, mas também a agricultura, exploração mineira entre outros bens.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade