Regiões

Administração quer apoio da população

O administrador do município Neves Romão nota que melhor seria “se a população colaborasse mais na gestão do lixo produzido nas suas residências”.

28/05/2021  Última atualização 05H20
© Fotografia por: DR
  A autoridade lamenta a falta de urbanidade, reflectida na vandalização de 50 chafarizes, dos 60 recuperados há menos de seis meses, com um investimento estimado em Akz 30 milhões, partilhados entre o governo e alguns parceiros.

O gestor da maior cidade da província ressalta que, entre as prioridades definidas para a expansão  de serviços essenciais, a Educação é um de dois sectores destacados. Conta com 569 salas de aula, 1524 professores, mais de  153 mil e 840 crianças, distribuídas em 76 escolas, só no primeiro nível.

No domínio do ensino universitário, Saurimo conta com o Instituto Superior Politécnico da Lunda-Sul, afecto à universidade pública "Lueji A N'konde”. Ministra cursos de Engenharia e Pedagogia.” Tem como concorrente a instituição privada Lusíada, focada para os cursos de Direito, Psicologia e Administração e Gestão.


Hospital

O novo hospital geral e a maternidade, com capacidade de internamento de 150 camas cada, inaugurados no ano passado, suavizaram a pressão sobre a busca de serviços no município, que controla 44 unidades sanitárias de escalões variados.As obras para a recuperação de passeios,  plantação de árvores de sombra e reciclagem selectiva de ruas modelaram o pavimento para peões, em mais de metade da cidade. Uma nova quadra polidesportiva nas imediações de Txizaínga homenageou o basquetebolista internacional Eduardo Mingas. Um mercado,  no bairro Cawazanga, reduziu a ocorrência de acidentes, que se registavam no anterior, junto à conhecida via do cemitério 14, na mesma zona.

Requalificada, a conhecida rotunda do Nosso Super, pavimentada com material usado em calçadões, os repuxos de água, bancos, palmeiras ornamentais e uma miscigenação de outras plantas instaladas incentivam os  jovens à prática de ginástica.  A  cidade ganhou igualmente um sistema de semáforos, instalados em pontos críticos, numa estratégia para reduzir a sinistralidade rodoviária.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões