O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O administrador municipal do Cubal defendeu a necessidade da sociedade civil intensificar a cooperação com a administração local, para encontrar soluções dos principais problemas que afligem o sector da Saúde no município.
Paulino Banja falava durante as jornadas comemorativas do 25 de Setembro, Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, que decorre sob o lema "Trabalhadores Unidos por uma Saúde Sã”, defendeu a melhoria no atendimento dos pacientes que vão em busca de cuidados de saúde.
O encontro contou com a participação de quadros do sector, entre médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal administrativo e alunos do Instituto Técnico de Saúde
Durante a sua dissertação, o administrador, falou sobre "O Perfil do Profissional de Saúde para Humanização dos Serviços”.
Na ocasião, o responsavel disse que a administração conta com a cooperação das igrejas, autoridades tradicionais e a sociedade civil, para a identificação de soluções e emissão de sugestões.
O dirigente referiu que só com a cooperação de todos é possível impulsionar o desenvolvimento do município, que tem estado a alcançar inúmeras conquistas nos sectores da Educação, Saúde, Agricultura e das vias de acesso.
Garantiu que a governação voltada para o cidadão tem sido uma prática recorrente no município do Cubal. De acordo com o governante, o tema em abordagem decorreu na sequência das preocupações levantadas pelos utentes, fundamentalmente, reclamações sobre o atendimento nas unidades hospitalares.
"No âmbito da governação participativa e inclusiva, queremos continuar a contar com a opinião e proposta de todos sobre as principais preocupações da população e possíveis soluções, para remeter à apreciação do Conselho de Auscultação e Concertação Social”, disse.
Recordou que o exercício da profissão no sector da Saúde está vinculado ao "bem vida”, por isso, é importante que se continue a aperfeiçoar o atendimento humanizado junto das unidades sanitárias do município do Cubal.
A humanização dos serviços, realçou, é importante porque resulta em grande medida da união entre o profissional e o meio que é colocado ao seu dispor, por esta razão, o Executivo tem, paulatinamente, dado resposta a necessidade de melhorar o atendimento.
"Perder a empatia implica deixar de ser humano, dar amor ao próximo não custa nada. Logo, é importante aperfeiçoar os mecanismos de comunicação”, disse Paulino Banja.
O dirigente considera que sem comunicação não há humanização plena, portanto, apelou à reflexão das responsabilidades. Certeza de que, cada um se sinta próximo da governação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO director provincial do Serviço Penitenciário do Huambo apontou que a garantia da segurança pública e o combate à vandalização do património do Estado devem constituir prioridade dos órgãos policiais.
Um grupo de seis potenciais investidores, provenientes do Zimbabwe, Namíbia, Botswana e Reino Unido, manifestaram o interesse de investir na instalação de Lodges móveis na região angolana do Okavango.
A governadora provincial do Huambo, Lotti Nolika, orientou, na terça-feira, no salão nobre do governo, a cerimónia de tomada de posse da nova directora do Gabinete de Comunicação Social, Emília Carmelino Neves.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.