Regiões

Administração do Cubal quer melhorar atendimento

Arão Martins / Benguela

Jornalista

O administrador municipal do Cubal defendeu a necessidade da sociedade civil intensificar a cooperação com a administração local, para encontrar soluções dos principais problemas que afligem o sector da Saúde no município.

23/09/2023  Última atualização 12H15
© Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Paulino Banja falava durante as jornadas comemorativas do 25 de Setembro, Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, que decorre sob o lema "Trabalhadores Unidos por uma Saúde Sã”, defendeu a melhoria  no atendimento dos pacientes que vão em busca de cuidados de saúde.

O  encontro  contou com a participação de quadros do sector, entre médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal administrativo e alunos do Instituto Técnico de Saúde

Durante a sua dissertação, o administrador, falou sobre "O Perfil do Profissional de Saúde para Humanização dos Serviços”.

Na ocasião, o responsavel disse que a administração conta com a cooperação das igrejas, autoridades tradicionais e a sociedade civil, para a identificação de soluções e emissão de sugestões.

O dirigente referiu que só com a cooperação de todos é possível impulsionar o desenvolvimento do município, que tem estado a alcançar inúmeras conquistas nos sectores da Educação, Saúde, Agricultura e das vias de acesso.

Garantiu que a governação voltada para o cidadão tem sido uma prática recorrente no município do Cubal. De acordo com o governante, o tema em abordagem decorreu na sequência das preocupações levantadas pelos utentes, fundamentalmente, reclamações sobre o atendimento nas unidades hospitalares.

"No âmbito da governação participativa e inclusiva, queremos continuar a contar com a opinião e proposta de todos sobre as principais preocupações da população e possíveis soluções, para remeter à apreciação do Conselho de Auscultação e Concertação Social”, disse.

Recordou que o exercício da profissão no sector da Saúde está vinculado ao "bem vida”, por isso, é importante que se continue a aperfeiçoar o atendimento humanizado junto das unidades sanitárias do município do Cubal.

A humanização dos serviços, realçou, é importante porque resulta em grande medida da união entre o profissional e o meio que é colocado ao seu dispor, por esta razão, o Executivo tem, paulatinamente, dado resposta a necessidade de melhorar o atendimento.

"Perder a empatia implica deixar de ser humano, dar amor ao próximo não custa nada. Logo, é importante aperfeiçoar os mecanismos de comunicação”, disse Paulino Banja.

O dirigente considera que sem comunicação não há humanização plena, portanto, apelou à reflexão das responsabilidades. Certeza de que, cada um se sinta próximo da governação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões