Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.
A quarta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 arranca oficialmente, hoje, em todo o país, numa cerimónia a ser presidida pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, em Luanda.
De acordo com as autoridades, a prioridade recai para os cidadãos que não tomaram nenhuma dose da vacina nas campanhas anteriores, num universo de mais de 4.1 milhões de pessoas, o que torna preocupante.
Sílvia Lutucuta apelou aos cidadãos a aderirem à vacinação e ao reforço rígido das medidas de biossegurança, para contrapor o aumento de casos da Covid-19, registados nas últimas semanas.
A ministra disse que "o mundo vem registando um aumento significativo da doença, devido à circulação comunitária e o fraco cumprimento das medidas de protecção individual e colectiva, bem como da baixa cobertura vacinal em algumas latitudes”.
Por isso, a governante insistiu no uso frequente das medidas de segurança, como lavar as mãos, uso do álcool em gel e de máscaras em lugares fechados ou de grande ajuntamento e fora do ciclo familiar.
As autoridades sanitárias informaram, recentemente, que mais de mil novos casos da Covid-19 foram registados no país, desde o início de Outubro até ao dia 14 de Novembro.
Controlo do sarampo, rubéola e pólio
A par da campanha de vacinação contra a Covid-19, o MINSA dá, igualmente, início a uma campanha integrada de imunização para prevenir casos de sarampo, rubéola e poliomielite e de administração de vitamina A.
A directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, avançou que a iniciativa é destinada a todas as crianças com menos de cinco anos.
Em declarações à Rádio Nacional de Angola, Helga Freitas esclareceu que, na primeira fase, foram vacinadas 1,6 milhões de crianças nas províncias do Bengo, Benguela, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Uíge, Zaire e Cabinda, com uma cobertura de 98 por cento.
Na segunda fase, avançou a directora nacional da Saúde Pública, serão abrangidas as províncias do Cunene, Cuando Cubango, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Huíla, Huambo, Malanje, Moxico e Namibe.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO jornalista Rafael Marques foi condecorado, pelo Rei Filipe da Bélgica, fruto do activismo e da denúncia contra a corrupção, na sequência da visita da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país a Angola.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, esclareceu, num comunicado, que o vôo de Windhoek com destino a Luanda, agendado para terça-feira, foi cancelado por motivos de segurança e na correcta aplicação das leis do sector, após ter registado uma avaria no sistema eléctrico das asas da aeronave.
A inserção dos jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho, continua a ser uma das grandes apostas do Executivo para o quinquénio 2022-2027,que consiste na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor.
O modelo de exame escrito multimédia, para a obtenção de Carta de Condução, entra em vigor a partir do dia 27 deste mês, na província de Luanda, anunciou, terça-feira, o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.