O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
A Administração da Cacula, um município da Huíla situado na confluência de estradas que ligam as cidades de Benguela, Huambo e Lubango, está a aproveitar a posição geográfica da região para atrair investidores capazes de explorar as oportunidades de negócios oferecidas pelo mercado local.
Desiderato da Graça declarou a disponibilidade da Administração da Cacula para prestar apoio institucional a investidores que apresentem projectos de implantação no município, uma plataforma em que convergem viajantes do Bié, Huambo, Luanda, Benguela, Namibe e até da Namíbia.
Afirmou que a falta de serviços condiciona o aproveitamento desta vantagem geográfica, apesar das oportunidades de investimento nas infra-estruturas de hotelaria e turismo, como pensões e similares.
"Cacula é passagem obrigatória de viagem do Centro, Sul e para o Litoral. Por isso, solicitamos investimentos e convidamos o sector privado a aproveitar a vantagem geográfica”, disse, sublinhando que a Cacula está a bater-se pela afirmação no contexto sócioconomico da província da Huíla.
Desidério da Graça lamentou também a falta de serviços bancários para o atendimento dos comerciantes e funcionários de empresas públicas e privadas. "Na Cacula, 80 por cento dos funcionários vivem no Lubango, por falta de infra-estruturas habitacionais e de serviços bancários. Queremos bancos para evitar a saída massiva dos funcionários por altura de pagamento de salários”.
O administrador sublinhou que o foco das autoridades municipais é estimular a intervenção de empresas privadas nacionais e estrangeiras, para a geração de riqueza e postos de trabalho, bem como promover o desenvolvimento das famílias.
Vias de acesso
Desiderato da Graça afirmou que um dos desafios a superar é mobilização de empresas dos diferentes ramos de actividade para a participação na construção de infra-estruturas sociais e económicas, com destaque estradas secundárias e terciárias, para viabilizar os acessos e o escoamento da produção.
"A nossa principal preocupação tem a ver com as vias de acesso. Tirando a estrada nacional nº 105, nas demais comunas não existem estradas desde a independência. Os acessos são difíceis. Estamos a trabalhar para atender o clamor da população e recuperar estas vias”, disse.
O administrador anunciou disponibilidade financeira para a reabilitação das vias de acesso, sobretudo as que ligam a áreas de produção agrícola, onde os resultados da colheita se deterioram por falta de escoamento para as zonas de consumo.
Desidério da Graça reconheceu que o mau estado das vias de acesso às comunas, a falta de energia eléctrica e água potável são também empecilhos.
"Sem as vias de acesso não temos produção, nem tão pouco investidores. Os nossos funcionários têm dificuldades de acesso aos locais de trabalho. O município é o mais jovem da província, tem 12 anos de existência e carece de muitos serviços. Cacula precisa de muito investimento”, afirmou.
"A Cacula é um município caris rural. A agricultura e pecuária são as nossas principais actividades e Administração e o ministério de tutela ajudam as famílias camponesas com alfaias agrícolas e sementes”, disse.
O administrador acredita numa boa colheita na Campanha Agrícola 2022/2023, dada a regularidade das chuvas nas localidades do município, cuja sede está situada a cerca de 100 quilómetros a Norte da cidade do Lubango.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs deputados alemães, Dietmar Freihoff e Stefan Keuter, inteiraram-se, esta terça-feira, em Luanda, sobre os aspectos relacionados com a diversificação do sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, no país, num encontro que os parlamentares mantiveram com o titular do pelouro, Diamantino Azevedo.
A balança comercial angolana registou, no quarto trimestre de 2022, um saldo positivo na ordem dos 2,6 mil milhões de kwanzas, representando uma diminuição das exportações e aumento das importações face ao período homólogo.
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.