Política

Administração Biden quer reforçar cooperação com Angola

A nova Administração norte-americana, liderada por Joe Biden, está interessada em reforçar os laços de cooperação com Angola, revelou, ontem, em Luanda, a embaixadora daquele país, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.

02/04/2021  Última atualização 09H15
Administração norte-americana, liderada por Joe Biden © Fotografia por: DR
 Ao falar para jornalistas, no termo da audiência, Nina Maria Fite adiantou que o interesse dos Estados Unidos "é extensivo ao continente africano”.
 No caso particular de Angola, a diplomata disse não ter havido reconfiguração na prioridade da Administração Biden. "A administração ainda é muito nova, mas eu imagino que a cooperação e o relacionamento entre Angola e os EUA só podem ir para frente e fortalecer-se, ainda mais”, garantiu.

 A título de exemplo, informou que um grupo afecto ao Departamento de Tesouro americano está a capacitar, em vários ministérios, quadros angolanos no combate ao branqueamento de capitais e corrupção.

"Estamos, também, a apoiar outros grupos de técnicos que trabalham com os vários ministérios, para reforçar a capacidade angolana nestes desafios”, realçou. Nina Maria Fite disse que a Administração Biden está a envidar esforços para regressar aos organismos internacionais, como a OMS, onde, por via da iniciativa Covax, já injectou quase quatro mil milhões de dólares. Mas sublinhou, quer as Aministrações Republicana, quer Democrata (agora no poder), nunca deixaram de apoiar o combate à malária e ao VIH.

A diplomata revelou que a audiência, de ontem, com o Presidente João Lourenço serviu para passar em revista a cooperação entre os dois países e falar dos esforços "que estamos todos a fazer contra a corrupção”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política