Mundo

Administração Biden pondera encerrar prisão de Guantánamo

A Administração Biden está a proceder a uma avaliação formal relativamente ao futuro da prisão militar norte-americana em Guantánamo Bay, disse fonte oficial.

13/02/2021  Última atualização 19H26
© Fotografia por: DR
Segundo a Casa Branca, esta avaliação tem como objectivo culminar no encerramento da controversa prisão, localizada em Cuba.
A Administração Biden estará a considerar assinar uma ordem executiva nas próximas semanas ou meses com o intuito de fechar a prisão militar, revelaram duas fontes à Reuters.
"Estamos a conduzir um processo no National Security Council para analisar o ponto de situação que a Administração Biden herdou do anterior Executivo, em linha com o nosso objectivo mais amplo de encerrar Guantánamo”, disse à Reuters a porta-voz do National Security Council, Emily Horne.

"O National Security Council vai trabalhar de perto com os Departamentos de Defesa, Estado e Justiça para fazermos progressos no sentido de encerrar GTMO, e também em consulta com o Congresso”, acrescentou.
No entanto, esta pretensão da Administração não deverá ser concretizada brevemente. No imediato, esta intenção de Joe Biden pode traduzir-se em restabelecer a política de encerramento de Guantánamo aplicada na Presidência de Barack Obama, mas que foi revertida por Donald Trump assim que tomou posse como Presidente.

Após os ataques do 11 de Setembro, a prisão militar em Guantánamo Bay passou a receber suspeitos de terrorismo estrangeiros, e tornou-se um símbolo dos excessos da "guerra ao terror” durante a Presidência de George W. Bush.
Actualmente, há 40 reclusos em Guantánamo, a maioria dos quais está detida há quase duas décadas sem terem sido acusados de qualquer crime ou julgados. Os grupos de direitos humanos consideram que Guantánamo é uma mancha na imagem global dos Estados Unidos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo