Desporto

Adiado campeonato provincial de Luanda

António Cristóvão

Jornalista

O Campeonato Provincial de futebol de Luanda na classe seniores masculinos foi adiado, sem data, devido à falta de condições financeiras da maioria das equipas, para suportar o pagamento dos testes de despistagem da Covid-19.

27/02/2021  Última atualização 19H29
Bola em Luanda deve aguardar mais um pouco para rolar © Fotografia por: Maria Augusta | Edições Novembro
A decisão saiu de um encontro realizado na se-gunda-feira, entre a direcção da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL) e os dirigentes ou representantes dos clubes da capital.
 "Reunimos com os nossos associados para falar sobre o início do campeonato sénior que estava agendado para dia 27 de Fevereiro (hoje). A Direcção Provincial de Saúde de Luanda (DPSL) não tem capacidade para apoiar os desportistas, com testes da Covid-19”, declarou.

 Para a competição, que deveria iniciar hoje à tarde estão confirmadas as participações das equipas do ASA, Kilamba City, Progresso Sambizanga, Neidji, Malu FC, Interclube, Renascer FC, 1º de Agosto, Academia de Futebol Clube de Angola (AFCA), Guelson FC, Power SC, Kabuscorp do Palanca, Kandamba, Lobos FC, Petro de Luanda, Basílica CDS, Norberto de Castro e City Jardim. 

 Questionado sobre o arranque do provincial da classe de formação (infantis, iniciados, Sub-17 e Sub-20) João Osvaldo disse que as provas vão ficar em espera, também devido à falta de con- dições financeiras para o pagamento dos testes dos atletas, equipa técnica e dirigentes.
 "Os campeonatos de formação ainda estão em "stand by” (espera), devido aos testes da Covid-19. Os clubes estão descapitalizados porque são equipas de carolas”, garantiu João Osvaldo. 

 De acordo com o secretário-geral da APFL, cada uma das agremiações tinha de efectuar 34 testes durante o campeonato, mas sem incluir os membros da equipa da arbitragem, Cruz Vermelha e Polícia Nacional. "Cada teste custa o valor de seis mil kwanzas. Uma equipa com 25 elementos tem de pagar 150 mil kwanzas por semana. São despesas elevadíssimas para os clubes emergentes”, declarou o dirigente da APFL preocupado com a situação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto