Desporto

Adebayor decide pendurar as chuteiras

O avançado togolês Emmanuel Adebayor anunciou o fim da carreira, aos 39 anos. O ex-jogador de Mónaco, Arsenal, Manchester City, Real Madrid e Tottenham tornou pública a sua decisão, através de um vídeo emotivo no "instagram".

22/03/2023  Última atualização 10H27
Craque passou pelo Arsenal e Real, onde venceu a Taça do Rei em 2011 © Fotografia por: DR

"Com os seus altos e baixos, a minha carreira como jogador profissional tem sido uma jornada incrível. Obrigado aos meus fãs por estarem comigo a cada passo do caminho. Sou grato por tudo e animado com o que está por vir".

O avançado já estava fora dos campos há algum tempo, tanto que os seus últimos passos no futebol profissional foram dados entre Fevereiro e Julho de 2020, altura em que foi parar no Paraguai para jogar pelo Olimpia.

A maior parte da sua carreira foi disputada na Premier League, sendo o Arsenal a equipa em que apresentou o melhor desempenho. Teve, porém, uma passagem rápida pela La Liga. O Real Madrid contratou-o em 2011 para aliviar a ausência de Gonzalo Higuaín, por lesão, e "Manolito", como era carinhosamente apelidado, soube conquistar o coração dos adeptos merengues.

Foi no clube espanhol onde ganhou um dos únicos títulos da carreira, a Taça do Rei 2010/2011, tendo entrado aos 70 minutos, em substituição de Özil, e disputou a parte final da vitória sobre o Barcelona, por 1-0, incluindo o prolongamento. Contudo, mesmo com a opção de compra, voltou do empréstimo ao Manchester City.Adebayor também se sagrou vice-campeão da Liga dos Campeões, com o Mónaco, em 2004.

A nível individual, tem o título de "Jogador Africano do Ano". Recebeu em duas ocasiões distintas: em 2007 pela "BBC" e  em 2008 pela CAF.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto