Política

Actualização cartográfica identifica mais de cinco milhões de habitações familiares

Edna Dala

Jornalista

O processo de actualização cartográfica, que decorre nesta fase em algumas províncias do país, permitiu identificar até agora, em todo o território nacional, mais de cinco milhões de habitações familiares.

12/04/2024  Última atualização 10H44
A reunião foi orientada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
A informação foi avançada à imprensa pelo director-geral adjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE), Hernani Pena Luís, no final da reunião da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024.

Hernani Pena Luís avançou, igualmente, que o aturado trabalho de actualização cartográfica tem uma taxa de cobertura a nível nacional de 90 por cento, que resultou na identificação de mais de cinco milhões de habitações familiares nas zonas rurais e urbanas.

Sobre a reunião, orientada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, o também porta-voz da Comissão Multissectorial, disse que serviu também para avaliar os trabalhos em campo, com destaque para o da actualização cartográfica e o de mobilização.

"Daqui a duas semanas, sensivelmente, prevemos que a actualização da malha cartográfica que nesta fase ronda uma taxa acima dos 90 por cento poderá atingir a sua fase final”, anunciou Hernani Luís.

O responsável considerou este um passo satisfatório que encaminha rapidamente para a fase final de actualização da malha cartográfica em todo o país já no final deste mês, frisando que Cabinda e Zaire, que já concluíram a actualização cartográfica, estão a apoiar outras províncias.

Neste momento, a província de Luanda, com 70 por cento da cartografia radiografada, está a beneficiar do apoio das províncias do Bengo e do Cuanza-Norte, a fim de acelerar este processo, assim como a Huíla tem recebido também o suporte das províncias do Namibe. Já o processo no Huambo e no Bié, acrescentou, está praticamente concluído.

Tendo em conta a realização do segundo Recenseamento Geral da População e Habitação do país desde a Independência, Hernani Luís disse estar prevista a chegada de observadores da África do Sul e do Brasil, principais parceiros em termos de actividades desenvolvidas nesta matéria, em particular.

O porta-voz disse que a Comissão conta com o apoio de agentes civis e militares, com realce para os bombeiros e efectivos das FAA, com destaque para a Força Aérea, que tem ajudado a chegar às zonas de mais difícil acesso, como nas províncias do Huambo, Uíge e uma parte da zona Leste do país, onde as chuvas são muito mais acentuadas.

"Tem sido um trabalho conjugado de muitos esforços e congregador, que têm permitido alcançar resultados positivos”, ressaltou Hernani Luís, reiterando que, à semelhança do exercício promovido recentemente em Cabinda junto das autoridades locais, fazedores de opinião e jornalistas, para abordar e esclarecer o processo de Recenseamento Geral, a Comissão vai estender as actividades a todas as províncias para maior mobilização dos cidadãos para o Censo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política