Uma comitiva composta por 13 operadores turísticos, investidores e jornalistas estrangeiros da França, Itália e Espanha, constatam desde sexta-feira, nos municípios do Dirico e Rivungo, província do Cuando Cubango, as potencialidades da região angolana do Okavango.
A comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Sacko, reafirmou, em Roma, que o sector Agrícola é crucial para o desenvolvimento de África, mas defendeu que precisa de maior mecanização, para aumentar a produtividade económica, reduzir as perdas pós-colheita e atender à crescente demanda por alimentos.
O valor monetário transaccionado no período entre 2019 e 2022, resultante do total de actos de concentração de empresas no mercado, ascenderam a 5,6 mil milhões de kwanzas.
Segundo dados da Autoridade de Regulação de Concorrência (ARC), órgão afecto ao Ministério das Finanças, a que o Jornal de Angola teve acesso, em resultado da apreciação de actos de concentração, a entidade reguladora arrecadou em 2021 e 2022 um total de 97 milhões de kwanzas, provenientes da taxa para apreciação dos actos, dos quais 39 milhões se destinaram à Conta Única do Tesouro (CUT).
No período de 2019 a 2022, foram notificados um total de 42 actos de concentração de empresas, verificando-se uma taxa de crescimento médio anual de 64 por cento.
Os dados apontam que do total dos actos notificados, 38 referem-se às notificações prévias e 4 correspondem às notificações por solicitação.
A maior parte dos actos de concentração, segundo os dados, ocorreu no sector petrolífero, agropecuário, bebidas, banca e construção civil.
Quanto à natureza dos actos notificados, 39 referem-se à aquisição total ou parcial de empresas e activos e três são resultantes de fusões.
No período em referência, a ARC deliberou sobre 40 actos de concentração, apresentando uma taxa de crescimento médio anual de 181 por cento.
Das decisões, 33 foram de Não Oposição e duas de Não Oposição com Compromissos. As demais constituíram Actos Não Abrangidos ou que resultaram em desistência.
No período em análise, a ARC registou um total de 42 notificações, tendo deliberado sobre 40 e estando em curso a apreciação de duas.
O tempo médio de análise dos actos apreciados fixou-se em 94 dias, abaixo do prazo legalmente estabelecido de 120. O tempo médio de análise registou uma tendência decrescente, tendo se fixado em 2022 em 72 dias, uma redução de 22 por cento em relação ao ano transacto.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola apresentou, nos dias 26 e 29 deste mês, as potencialidades no domínio agrícola durante a Conferência Internacional Empresarial “IMEX-Alcoy 2023”, na cidade valenciana de Alcoy (Espanha), que decorreu sob o lema “Planos de crescimento empresarial e novos mercados para a Internacionalização”.
O Conselho de Administração do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) aprovou sexta-feira, em Washington, uma garantia de empréstimo de mais de 363 milhões de dólares para apoiar a exportação de bens e serviços da “Acrow Corporation” para Angola.
A inflação homóloga acelerou em Agosto nos Estados Unidos da América para 3,5%, contra 3,4% em Julho, o que se deve à subida dos preços dos combustíveis, segundo o índice PCE publicado hoje pelo Departamento do Comércio.
Mulher, assumidamente, “temente a Deus” e que sonha todos os dias com um país melhor, a governadora do Huambo, Lotti Nolika, há mais de três anos à frente dos destinos da província, afirma que, apesar do contexto que o país vive, a região está no rumo certo. “Independentemente de qualquer referência que possa fazer em relação a esta questão, o nosso maior desafio é a satisfação das necessidades das populações”, disse, ao Jornal de Angola, na entrevista concedida no seu gabinete, no Governo Provincial, situado junto do Largo Doutor António Agostinho Neto.
O ano académico nas Instituições do Ensino Superior (IES) começa hoje em todo o país. O reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN) garantiu que, este ano, estão apostados em formar quadros capazes de criar auto-emprego.
A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Ana Paula do Sacramento Neto, destacou o embaixador na reforma Hermínio Joaquim Escórcio, falecido na sexta-feira, por doença, como uma “pessoa motivadora, exigente e gostava que as coisas fossem realizadas com perfeição”.