Cultura

Actor Matamba Joaquim entre os nomeados dos prémios “Sophia”

O actor angolano Matamba Joaquim é um dos nomeados aos prémios “Sophia”, em Portugal, concorrendo na categoria de Melhor Actor Secundário pela sua actuação em “Pátria”, filme realizado pelo português Bruno Gascon.

15/04/2024  Última atualização 07H26
© Fotografia por: DR

Estreado em Outubro do ano passado, Matamba Joaquim interpreta no filme a personagem Ismael. Nesta longa-metragem, que é descrita como "uma análise da condição humana e da luta pela liberdade”, ao lado do actor angolano participam Tomás Alves, Rafael Morais, Michalina Olszanska, João Vicente, Iris Cayatte e Raimundo Cosme. Esta produção contou com o apoio da RTP, do Pic Portugal e do município de Barcelos, onde foi integralmente rodada.

Radicado em Portugal, Matamba Joaquim é um dos actores angolanos com maior destaque no circuito cultural português. Tem participado em várias peças de teatro e filmes, sendo alvo de vários prémios pelo excelente desempenho como actor.

Matamba Joaquim nasceu em 1982, no município do Sambizanga, em Luanda. Estudou no Instituto Nacional de Formação Artística de Luanda (INFA), onde se formou em Teatro. Após terminar o curso mudou-se para Portugal, juntando-se ao aos actores angolanos Daniel Martinho, Miguel Sermão e Zia Soares, com os quais funda, em 2009, a premiada companhia Teatro Griot.

Matamba Joaquim é membro com carácter permanente da Academia Portuguesa de Cinema, tendo, em 2022, feito parte do comité que pré-seleccionou os filmes candidatos ao Óscar.

A Academia Portuguesa de Cinema divulgou na sexta-feira os nomeados para a 13ª edição dos prémios "Sophia”, troféus cinematográficos portugueses, atribuídos anualmente, que têm por objectivo reconhecer a melhor produção. O seu nome foi escolhido em homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen e por significar "sabedoria".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura