Economia

ACREP dispersa capital e encaixa 5,4 mil milhões

A ACREP (Exploração Petrolífera SA), que se reclama a segunda maior petrolífera privada angolana com operações onshore, obteve um encaixe algo superior a 5.409 milhões de kwanzas, numa oferta pública de venda (OPV) de acções em bolsa em que a procura se situou a 24,04 por cento da oferta.

21/03/2024  Última atualização 12H03
ACREP, companhia angolana de exploração petrolífera © Fotografia por: Arquivo
A Bolsa da Dívida e Valores de Angola (Bodiva), que na terça-feira apresentou os resultados da OPV apurados, declarou  que foram negociadas 72.121 das 300 mil acções colocadas a um preço de venda de 75 mil kwanzas por acção.

Quatrocentos e quarenta e sete investidores passaram a accionistas do companhia no fim da operação durante a qual foram consideradas todas as ordens de compra iguais ao preço unitário final de oferta (de 75 mil kwanzas), em que 26 são trabalhadores e 421 público em geral.

Uma fonte da Bovida, que detém a plataforma electrónica em que ocorreu a venda das acções, afirmou, em declarações ao Jornal de  Angola, que, à luz da procura, situada abaixo a operação "não deve ser considerada má".

O resultado da procura nesta operação está distanciado do desempenho obtido de ofertas públicas por subscrição como a das obrigações da Sonangol em que a cobertura do rácio da oferta superou os 111 por cento, em Agosto do ano passado, ou em 1,58 vezes, no caso das acções do Banco Angolano de Investimento (BAI), em Junho de 2022.

A fonte atribuiu parcialmente os resultados ao desconhecimento do activo, a ACREP, mas, também, ao preço das acções diante da conjuntura económica do país.

A operação permitiu,contudo, confirmar o dinamismo do mercado da bolsa e da preparação dos seus sistemas operacionais para oferecer soluções de financiamento ao mercado angolano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia