Economia

Acordo sobre o Corredor do Lobito é assinado hoje em Benguela

Os ministros dos Transportes e Desenvolvimento de Angola, República Democrática do Congo e da Zâmbia, com o apoio e coordenação do Secretariado da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), assinam, hoje, em Benguela, o Acordo da Agência de Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito (LCTTFA).

27/01/2023  Última atualização 07H10
© Fotografia por: DR
O Corredor do Lobito estende-se desde o Porto do Lobito, banhado pelo Oceano Atlântico, e atravessa Angola de Oeste a Este, passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico. Abrange as áreas de mineração da província de Katanga, da RDC, e Copperbelt, da Zâmbia.

O protocolo acelerará o crescimento do comércio doméstico e transfronteiriço ao longo do corredor, através da implementação de instrumentos harmonizados de facilitação do comércio, fortalecendo a coordenação das actividades conjuntas de desenvolvimento do corredor e promovendo a participação efectiva de pequenas e médias empresas (PMEs) em cadeias de valor.

O Corredor do Lobito apresenta uma rota estratégica alternativa para os mercados de exportação da Zâmbia e da RDC e oferece a rota mais curta que liga as principais regiões mineiras destes dois países ao mar. Em Angola, liga 40% da população do país e estão a decorrer vários investimentos de grande envergadura na agricultura e comércio nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

A assinatura do instrumento de governação do corredor criará um quadro para os três Estados Membros da SADC desenvolverem conjuntamente leis, políticas, regulamentos e sistemas harmonizados, incluindo o desenvolvimento de infra-estruturas de forma coordenada e coerente alinhada com o Tratado da SADC, Protocolos e quadros de desenvolvimento, tais como o Plano Indicativo de Desenvolvimento Estratégico Regional 2020-2030, Infraestrutura Regional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia