Economia

Acordo na Bélgica afecta o Botswana

A companhia canadiana Lucara Diamond anunciou, quinta-feira, ter concluído um contrato de venda de pedras preciosas com a HB Trading BV, uma unidade da HB Antuérpia, numa medida que pode afectar um acordo entre a entidade belga e o Governo do Botswana.

29/09/2023  Última atualização 11H54
Mina de Karowe (Botswana) é detida pela diamantífera Lucara © Fotografia por: DR
"A Lucara exerceu o seu direito de rescindir o acordo depois de uma violação material dos compromissos financeiros por parte da HB”, disse a mineradora listada em Toronto em comunicado, sem dar detalhes da operação.

As partes celebraram pela primeira vez um acordo de venda de diamantes em 2020,  prorrogando-o por 10 anos em 2022. Nos termos do acordo, a HB compra pedras de  10 quilates ou mais à mina Karowe da Lucara, no Centro do Botswana, a preços baseados no valor polido estimado.

Em Março, o Governo do Botswana, o maior produtor mundial de diamantes em valor, afirmou que tinha concordado em comprar uma participação de 24 por cento da HB Antuérpia. Como parte do acordo, a estatal Okavango Diamond Company forneceria à HB uma quantidade não revelada de diamantes em bruto durante cinco anos.

A Lucara, que espera uma produção de diamantes brutos entre 395.425 quilates e receitas de até 230 milhões de dólares, afirma que vai continuará a vender as suas pedras através da plataforma de diamantes Clara, concursos tradicionais e "outros mecanismos de valor acrescentado”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia