Política

Acordo de isenção de vistos facilita intercâmbio entre o Rwanda e Angola

César Esteves

Jornalista

O acordo de isenção de vistos entre o Rwanda e Angola tem facilitado o intercâmbio económico entre os dois povos e países.

31/05/2023  Última atualização 08H14
Diplomata manifesta satisfação com o reforço das relações entre Angola e o Rwanda © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro

O facto foi dado a conhecer, terça-feira, pelo embaixador  rwandês em Angola, Wellars Gasamagera, à saída  da audiência que o Chefe de Estado, João Lourenço, lhe concedeu, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, para apresentar cumprimentos de despedida pelo fim da sua missão  no país.

Wellars Gasamagera, que terminou uma missão de mais de três anos, avançou,  à imprensa, que o encontro serviu, também, para passar em revista as relações bilaterais entre os dois Estados. "Falámos sobre questões que têm a ver com vários sectores, tendo o Presidente exprimido, na ocasião, a sua vontade e compromisso de ver reforçada as nossas relações de cooperação em mais áreas”, frisou.

Wellars Gasamagera considerou excelente o estado actual da cooperação entre Angola e o Rwanda, e fez saber que a mesma tem sido reforçada com consultas políticas regulares entre os dois países, com realce para as matérias referentes à estabilidade e pacificação na República Centro Africana e em Moçambique, bem como de outros assuntos de preocupação a nível regional e internacional.

Em termos económicos, Wellars Gasamagera disse haver vários instrumentos jurídicos assinados entre ambos os países, que visam reforçar e fomentar as relações neste sector, como intercâmbios económicos entre os dois países e povos. "Tudo isto ficou ainda mais facilitado com o acordo de isenção de vistos existente entre os dois países, que possibilita cidadãos angolanos entrarem no Rwanda sem visto e vice versa”, aclarou.

O embaixador rwandês em fim de missão salientou que, apesar do nível de relação alcançado entre os dois países, é necessário, ainda assim, reforçá-lo, sobretudo no capítulo das trocas comerciais. No campo social, Wellars Gasamagera disse existir vários intercâmbios entre os dois povos, como o religioso, que tem permitido a vinda de cidadãos rwandeses a Angola para visitas à Muxima, assim como de alguns angolanos ao Rwanda com o mesmo fim, em Quibeo. "Espero que o meu sucessor dê continuidade a tudo quanto começámos para o reforço das nossas relações”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política