O especialista em Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, considerou, hoje, a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos da América uma demonstração clara da importância geopolítica de Angola, numa altura em que África enfrenta vários desafios ligados à segurança.
O acordo de isenção de vistos entre o Rwanda e Angola tem facilitado o intercâmbio económico entre os dois povos e países.
O facto foi dado a conhecer, terça-feira, pelo embaixador rwandês em Angola, Wellars Gasamagera, à saída da audiência que o Chefe de Estado, João Lourenço, lhe concedeu, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, para apresentar cumprimentos de despedida pelo fim da sua missão no país.
Wellars Gasamagera, que terminou uma missão de mais de três anos, avançou, à imprensa, que o encontro serviu, também, para passar em revista as relações bilaterais entre os dois Estados. "Falámos sobre questões que têm a ver com vários sectores, tendo o Presidente exprimido, na ocasião, a sua vontade e compromisso de ver reforçada as nossas relações de cooperação em mais áreas”, frisou.
Wellars Gasamagera considerou excelente o estado actual da cooperação entre Angola e o Rwanda, e fez saber que a mesma tem sido reforçada com consultas políticas regulares entre os dois países, com realce para as matérias referentes à estabilidade e pacificação na República Centro Africana e em Moçambique, bem como de outros assuntos de preocupação a nível regional e internacional.
Em termos económicos, Wellars Gasamagera disse haver vários instrumentos jurídicos assinados entre ambos os países, que visam reforçar e fomentar as relações neste sector, como intercâmbios económicos entre os dois países e povos. "Tudo isto ficou ainda mais facilitado com o acordo de isenção de vistos existente entre os dois países, que possibilita cidadãos angolanos entrarem no Rwanda sem visto e vice versa”, aclarou.
O embaixador rwandês em fim de missão salientou que, apesar do nível de relação alcançado entre os dois países, é necessário, ainda assim, reforçá-lo, sobretudo no capítulo das trocas comerciais. No campo social, Wellars Gasamagera disse existir vários intercâmbios entre os dois povos, como o religioso, que tem permitido a vinda de cidadãos rwandeses a Angola para visitas à Muxima, assim como de alguns angolanos ao Rwanda com o mesmo fim, em Quibeo. "Espero que o meu sucessor dê continuidade a tudo quanto começámos para o reforço das nossas relações”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração do Território (MAT) promove, quinta-feira, em parceria com a ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e o Instituto Angolano dos Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), a 3ª edição do Fórum de Recolha de Contribuições para a elaboração do orçamento das administrações municipais a constar do OGE-2024.
A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros apreciou, segunda-feira, em Luanda, a proposta relativa ao Plano de Inclusão e Apoio a Pessoas Portadoras de Deficiência 2023-2027, documento de médio prazo, que integra os objectivos, programas e acções a materializar pelo Executivo, durante a 4ª Reunião Ordinária, orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen.
Militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral realizam, desde segunda-feira, em Luanda, exercícios visando contribuir para o fortalecimento, consolidação, unidade e coesão dos países da região a nível táctico para operações de intervenção.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).