Sociedade

Aconselhada gestão equilibrada da água

O representante do UNICEF em Angola, Ivan Yerovi, defendeu, ontem, em Luanda, a necessidade da gestão correcta, equilibrada e equitativa dos recursos hídricos (água).

23/03/2021  Última atualização 09H15
Ivan Yerovi defende crescimento contínuo e consistente na alocação de verbas para o sector © Fotografia por: DR
Em mensagem em alusão ao Dia Mundial da Água, assinalado ontem, Ivan Yerovi salienta que a forma como se valoriza a água determina como é administrada e compartilhada.
"A água tem um valor enorme e complexo para as nossas famílias, cultura, saúde, educação, economia e integridade do ambiente natural”, lê-se na mensagem, divulgada, ontem, pela Angop.
Na sua mensagem, o diplomata destacou a necessidade de se compreender totalmente os valores culturais em torno da água, envolvendo um grupo mais diversificado de partes interessadas na gestão dos recursos hídricos.

No caso de Angola, adianta, quer a Estratégia Nacional de Desenvolvimento a Longo Prazo "Angola 2025”, quer o Plano de Desenvolvimento Nacional a Médio Prazo (PDN)  identificam "O acesso à água potável, energia e serviços de saneamento básico para a maioria da população" como uma das componentes do objectivo estratégico nacional específico para o "Desenvolvimento Humano".

Ivan Yerovi  avança que o Governo de Angola reconhece a importância estratégica do sector de águas e saneamento e o impacto nos âmbitos social, económico, ambiental e da saúde pública.
Apesar dos esforços, acrescenta, dados do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS 2015-2016) indicam que em Angola somente 54 por cento dos agregados familiares têm acesso à água segura para consumo e 47 por cento tem acesso a instalações sanitárias melhoradas.
Os mesmos dados indicam também que 38 por cento dos agregados familiares dispõem de um lugar onde os membros da família lavam as mãos e dois terços desses lugares (64%) dispõem de sabão e água.

O Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Este ano o tema é a valorização da água e como é usada. O objectivo é criar compreensão mais abrangente de como a água é valorizada em diferentes contextos, para salvaguardar este precioso recurso.
O Comité de Inter-Agências das Nações Unidas que trata das questões de água e saneamento escolheu este tema para permitir uma maior reflexão sobre a importância da água.

A data serve ainda para evidenciar que a água continua a ser um recurso importante e factor essencial para o desenvolvimento da população. Por essa razão, a componente da água deve ter um crescimento contínuo e consistente na alocação financeira, em todos os países, lê-se na mensagem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade