As festividades da cidade da Caála, província do Huambo, voltam a ser realizadas no formato normal, dois anos depois das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Cinco pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas, nesta sexta-feira, na sequência de um acidente de viação no morro do Chingo, município do Sumbe, Estrada Nacional-100, cujo acidente de colisão frontal e lateral envolveu seis viaturas de marcas diversas.
Mais de 200 finalistas da Rede de Escolas Eiffel, localizadas nas províncias de Malanje, Cuanza-Norte, Cunene e Ben-go, participam, desde segunda-feira, na zona da Açucaeira, em Caxito, num acampamento, com o objectivo de melhorar a relação entre alunos e professores daquela instituição de ensino.
"Todos os anos, enviamos
bolseiros para o estrangeiro. Em 2021 foram dez e em 2022 concedemos 21 bolsas
de estudo externas. Desde 2011 que a Rede Eiffel promove esse tipo de
iniciativa. Até agora são cerca de 600 bolsas de estudo disponibilizadas para
diversos países. Cem bolseiros tiveram como destino a França”, disse o
coordenador nacional da Rede de Escolas Eiffel.
Filipe dos Santos explicou
que um dos principais objectivos do acampamento, que de princípio termina amanhã,
é criar união entre alunos e o quadro docente da instituição, além de promover
o espírito de irmandade a nível das escolas Eiffel.
Na abertura do acampamento,
o vice-governador do Bengo para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas,
Agostinho da Silva, disse que "os acampamentos académicos têm como foco o
aumento do círculo de amizades e o fortalecimento das relações
humanas".
Juliana da Silva Melo, de 19 anos, uma das participantes que frequenta o curso de Ciências Físicas e Biológicas no Liceu Eiffel de Ndalatando, disse à nossa reportagem que partilha o quarto com uma colega proveniente de Malanje, o que lhe está a permitir perceber melhor as vantagens das trocas de experiência. Para António Manuel, de 17 anos, finalista do curso de Ciências Físicas e Biológicas do Liceu Eiffel de Malanje, é um grande privilégio fazer parte do evento, onde, em pouco tempo de convívio, diz ter adquirido conhecimentos mais sólidos sobre a província do Cunene.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.
A representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituição vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.