Sociedade

Acidentes de viação provocam 73 mortes

André da Costa

Jornalista

Os 273 acidentes de viação, registados em várias estradas nacionais, de 19 a 25 do mês passado, deixaram 73 mortos e 299 feridos.

01/06/2022  Última atualização 19H05
Os acidentes de viação que ocorrem todos os dias no país continuam a causar muitas mortes © Fotografia por: DR

Os dados foram tornados públicos, segunda-feira, em Luanda, pelo chefe de Secção de Rádio e Televisão do Gabinete de Comunicação Institucional e imprensa da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Vicente, acrescentando que os acidentes foram causados, fundamentalmente,  por excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares e manobras perigosas.

Venâncio Vicente aconselhou os automobilistas no sentido de fazerem pequenas pausas de duas em horas, em viagens inter-provinciais, para se evitar acidentes.

Durante o período em referência foram apreendidas 191 viaturas,  613 motorizadas, 546 cartas de condução, 461 verbetes, 602 livretes, 373 títulos de registo de propriedade, bem como aplicadas 1.837 multas, avaliadas em mais de sete milhões de kwanzas.

Acrescentou que a  Polícia realizou várias acções preventivas e operativas, com objectivo de manter a ordem e tranquilidade públicas, que resultaram na detenção de 866 indivíduos e no esclarecimento de 772 crimes.

Segundo o chefe de Secção de Rádio e Televisão do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional,  de 19 a 25 do mês passado, foram apreendidas 24 armas de fogo, em várias províncias, com destaque para  Luanda (18), Zaire (duas) e Namibe (duas), bem como um  gerador, 41 telemóveis, 19 televisores, cinco computadores, dez  botijas de gás, três  cabeças de gado caprino, 39 mil litros de gasolina e 1.250 litros de gasóleo.

As acções  realizadas para a protecção das fronteiras terrestres e marítimas resultaram na detenção de mais de três mil cidadãos, dos quais 2.004 da RDC, acompanhadas  com 85 crianças, 37 namibianos e cinco zambianos.

Foram, também, detidos 1.331 cidadãos nacionais, acompanhados de 108 crianças, e realizadas 283 buscas dirigidas e 295 micro-operações, que resultaram na detenção de 883 cidadãos, bem como realizados 70 julgamentos  sumários.

Venâncio Vicente aconselhou os cidadãos para não exporem os seus bens valiosos, nem circular com muito dinheiro.

 

Afogamentos 

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros registou, no final de semana, 15 mortes, sendo sete por presumíveis afogamentos, cinco por acidentes de viação com vítimas encarceradas, duas causadas por descarga atmosférica e uma por suicídio por enforcamento, informou o porta-voz daquele órgão.

O intendente Félix Domingos  disse que os cinco acidentes de viação provocaram 30 feridos, sendo alguns em estado crítico, que estão a ser assistidos em vários hospitais  do país.

Acrescentou que foram registados 22 incêndios de pequenas proporções, ocorridos maioritariamente na capital, com um total de sete casos, e Bié e Zaire com          dois cada.

Houve ainda o registo de oito casos de desbloqueio de portas. Félix Domingos  frisou que foram evacuadas 107 cidadãos para vários  hospitais.

Os bombeiros registaram também dois derrames de combustível, um caso de vazamento de gás e um de invasão de abelhas.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade