Sociedade

Acidentes de viação provocam 58 mortes

André da Costa

Jornalista

Os 266 acidentes de viação registados na semana finda, em várias províncias, deixaram 58 mortos e 329 feridos.

18/05/2022  Última atualização 11H20
Automobilistas continuam a ser aconselhados no sentido de respeitarem o Código de Estrada © Fotografia por: DR

Os dados foram tornados públicos, ontem, em Luanda, pelo chefe do Departamento de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Vicente, acrescentando que os acidentes foram causados, maioritariamente, por excesso de velocidade, tendo aconselhado os peões no sentido de terem maior atenção ao fazerem a travessia da via pública, optando pelas pedonais e passadeiras. 

Segundo Venâncio Vicente, durante a semana finda, foram apreendidas 252 viaturas, 710 motorizadas, 714 cartas de condução, 622 livretes, 553 títulos de registo de propriedade, bem como aplicadas 2.917 multas, avaliadas em mais de nove milhões de kwanzas. 

A Polícia Nacional realizou várias acções com vista a manter a ordem e tranquilidade públicas, que resultaram na detenção de 819 suspeitos e no esclarecimento de 788 crimes.

Durante as acções operativas foram apreendidas 42 armas de fogo de diversos calibres, em várias províncias, com destaque para Luanda (23), Huambo (cinco), Huíla (quatro), Zaire (duas), Bengo (duas), Uíge (uma), Malanje (uma), Cuanza- Sul (uma), Lunda- Norte (uma), Benguela (uma) e Bié (uma). 

Foram detidos 515 presumíveis autores de diversos crimes, dos quais 29 por homicídios, 100 por roubos, 210 por furtos, 147 por ofensas à integridade física e 29 por agressões sexuais.

As acções realizadas para a protecção das fronteiras terrestres e marítimas resultaram na detenção de 3.071 imigrantes ilegais, dos quais 2.131 congoleses democratas, acompanhados com 226 crianças, nove namibianos, um zambiano, bem como 930 cidadãos nacionais, acompanhados com 91menores, por contrabando de combustível, mercadorias não declaradas e pesca ilegal.

De realçar a apreensão de 4.883 litros de gasóleo e 1.579 de gasolina, que se destinavam à comercialização na RDC.

No âmbito da Operação Transferência, que visa o combate à imigração ilegal e outros crimes, foram detidos 142 cidadãos da RDC, bem como apreendidas três pedras de diamante, uma arma de fogo e 3.530.000.00 kwanzas, na província da Lunda-Norte.

Venâncio Vicente fez saber que foram produzidas 1.933 informações policiais, que culminaram em 115 buscas dirigidas e 597 micro-operações, tendo sido detidos 697 cidadãos.

Quanto à investigação de ilícitos penais, foram detidos 244 cidadãos, nas províncias de Luanda, Bié e Benguela, bem como realizados 177 julgamentos sumários.

 

Bombeiros 

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros registou, em todo o país, durante o final de semana, 11 mortes por afogamento, acidentes de viação com vítimas encarceradas e enforcamentos.  

O porta-voz daquele órgão do Ministério do Interior, intendente Félix Domingos, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que, durante o período em referência, 112 pessoas foram transportadas para diferentes hospitais. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade