Sociedade

Acidentes de viação levam mais de mil pacientes aos hospitais

Engrácia Francisco

Jornalista

Um total de 1.186 pacientes vítimas de traumatismos foi atendido, na semana passada, nos hospitais Américo Boavida, Geral de Luanda, Municipal de Cacuaco, Cazenga, Zango 2, Talatona e no Centro de Saúde da Samba, em Luanda.

09/04/2024  Última atualização 11H10
Profissionais do sector continuam a pedir ao público, para acorrerem cedo às unidades sanitárias e evitarem situações de risco © Fotografia por: DR

De acordo com o director clínico do Hospital Américo Boavida, a unidade assistiu, durante o fim-de-semana prolongado, 242 pacientes, dos quais, 28 politraumatizados, com realce aos casos de traumatismo crânio-encefálico e as fracturas de diversas extremidades.

Cordeiro Alves disse que devido a algumas restrições no atendimento, em função da desactivação total do hospital, os números de pacientes atendidos reduziu. "Nos últimos dias, a situação estava mais calma”, explicou.

O especialista em medicina interna e cuidados intensivos referiu que as principais causas  de entrada no hospital foram as vítimas de politraumatismo, causados por acidentes de viação, assim como por agressão física, com nove casos, atropelamento (8), colisão (6), acidente de trabalho (3) e ferimentos provocados por arma branca  (2).

O hospital, disse, registou, igualmente, 24 casos de crise hipertensiva, 21 de malária grave e oito de intoxicação alimentar. "Tivemos oito óbitos, dos quais três em consequência de politraumatismo”, realçou, acrescentando, que em quatro dias, foram realizadas 52 cirurgias, em 24 pacientes.

 
Camama

A equipa médica do Hospital Geral de Luanda realizou 45 cirurgias, durante o fim-de-semana prolongado, com realce as de obstetrícia e cirurgia geral, informou, ontem, o director clínico da instituição.

O médico Magalhães Sobrinho avançou que, na semana finda, atenderam 661 pacientes traumatizados, dos quais 305 por queda, 140 por acidente de viação e 114 por agressão física.

O hospital, disse, observou, também, 8.066 pacientes, dos quais, 2.741 no fim-de-semana prolongado. De acordo com o director clínico, as principais patologias foram a malária (1.035), doenças respiratórias agudas (386), diarreia (129) e a hipertensão (119).

 
Cacuaco

Um total de 90 pacientes vítimas de acidentes de viação foi atendido, na semana passada, no Hospital Municipal de Cacuaco, informou, ontem, a directora-geral da unidade sanitária.

Anizeth Cutatela referiu que dos pacientes observados, a maior parte foi vítima de acidente por motorizadas. "Os acidentes de motorizadas ainda continuam a ser uma preocupação e os números só aumentaram no feriado”, disse.

A médica destacou que entre os 4.064 pacientes atendidos em todo o hospital, 456 foram diagnosticados com malária, 60 com diarreia,  43 com hipertensão e 30 com doenças respiratórias agudas.

 
Cazenga

O Hospital Municipal do Cazenga assistiu 110 casos de traumas, num total de 2.269 de pacientes atendidos na unidade hospitalar, adiantou, ontem, o director clínico da instituição. José Mário disse que além dos traumas, outras patologias como a malária, com 807 casos, broncopneumonia, com 37, e a diarreia, com 33 ocorrências, também mereceram a atenção da equipa médica.

 
Kilamba Kiaxi

O Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi observou 6.484 pacientes, na semana passada, sendo 1.555 no serviço de pediatria e 533 na maternidade, de acordo com a directora clínica da unidade sanitária. Rosa André explicou que as principais patologias foram a diarreia, com 237 casos, doenças respiratórias agudas, com 188, e a malária, com 135 ocorrências.

 
Viana

O Hospital Materno Infantil Mãe Jacinta Paulino assistiu 1.363 pacientes, dos quais 532 com malária, 295 por doença respiratória aguda e 112 por diarreia, informou, ontem, a directora-geral da instituição. Filomena Bessa realçou que 322 gestantes foram socorridas, sendo que 90 delas deram à luz.


Especialistas querem mais aposta na medicina preventiva

Os médicos de algumas das principais unidades sanitárias da capital do país defenderam, ontem, mais aposta na medicina preventiva, como forma de reduzir o número de mortes registado nos bancos de urgência.

Durante o final de semana prolongado, o banco de urgência do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha socorreu, de acordo com a directora clínica da instituição, mais de 56 pacientes com diferentes tipos de queimaduras.

Antonieta Guilherme avançou que dos 56 pacientes, sete ficaram internados. "Lamentamos a morte de dois doentes”, disse, acrescentando que a maioria dos acidentes ocorreu por acidentes domésticos, com 33 casos, sendo os líquidos ferventes o maior agente causador de queimaduras.

No banco de traumas, disse, foram assistidos 53 pacientes, sendo 42 adultos e 11 crianças. No banco de medicina para assistência primária, frisou, deram entrada 512 pacientes, dos quais 288 adultos e 234 crianças. Entre as patologias mais frequentes, explicou, destacam-se a malária, as doenças diarreicas agudas, as respiratórias e as hipertensões.

 
Zango

A equipa médica do Hospital Municipal Zango 2 prestou auxílio médico, nas últimas 96 horas, a 3.139 utentes, destes 2.235 encaminhados para o banco de urgência, para contínua observação médica.

O director clínico da instituição, Sebastião Senga, destacou que além dos pacientes assistidos no banco de urgência, no serviço de pediatria foram socorridos 921 doentes, em clínica geral 636, em ortotraumatologia 249, sendo 61 por acidente de viação, 22 por agressão física e dois com ferimentos por arma branca.

Em relação às patologias mais frequentes, o médico apontou que a malária predominou com 1.261 casos, seguida das doenças diarreicas agudas com 89 ocorrências, gripe com 63, hipertensão arterial com 26 e problemas respiratórios agudos com 15 ocorrências.

 
Samba

O Centro de Saúde da Samba assistiu, na semana finda, nas urgências médicas 2.257 utentes, dos quais 292 com malária, 85 com doenças respiratórias agudas, 59 com diarreias agudas e 25 com hipertensão arterial, de acordo com os dados divulgados pela directora clínica do hospital, Rosa Manuel. 

 
Sambizanga

A direcção clínica do Centro de Saúde do Sambizanga prestou assistência médica e medicamentosa no banco de urgência a 882 pacientes, dos quais 570 foram observados com malária, 73 com desnutrição, 25 com doenças respiratória agudas, 20 com diarreias agudas e 13 com infecções de trato urinário.

A directora clínica da unidade sanitária, Augusta Chandicua, explicou que o centro também socorreu 132 pacientes em Tisiologia, 143 em clínica geral, 128 em pediatria e 13 em estomatologia.

 
Talatona

O banco de urgência do Hospital Municipal de Talatona observou um total de 505 utentes, dos quais, 233 em clínica geral, 222 em pediatria, 96 em Ginecologia Obstetrícia, disse, ontem, a chefe do banco de urgência, Isabel Rodrigues, que mostrou preocupação com os aumento dos casos de malária, com 132 ocorrências.


Madalena Quissanga


Gravidade
Coma por acidente de motorizada


Entre os pacientes nos cuidados intensivos da equipa médica do Hospital Américo Boavida está um jovem mototaxista, de aproximadamente 24 anos, que devido à gravidade do acidente de viação em que esteve envolvido, se encontra em coma.

De acordo com o médico Cordeiro Alves, o paciente chegou até à unidade sanitária, socorrido de um acidente em consequência de uma colisão entre uma motorizada e uma viatura, na última sexta-feira, dia 5, que resultou num traumatismo crânio-encefálico grave, subdural, e múltiplas outras lesões.

O paciente, disse o médico, foi prontamente socorrido, mas devido à gravidade do traumatismo torácico e 1,5 litros de sangue acumulado na cavidade abdominal resultante da fractura do baço e também a ruptura do fémur, continua internado.

"É um doente que estava em choque e houve necessidade de se fazer uma macro drenagem torácica. Actualmente, o paciente, que está entubado e ventilado, ainda carece de muito cuidados”, disse.

 
Consequências

O médico disse que muitos dos acidentes de viação, com doentes politraumatizados, ocorrem devido à ingestão de bebidas alcoólicas da parte destes.

"Apesar do trabalho desenvolvido pela polícia, a consciência do cidadão tem de ser tida em conta, porque por mais esforço que houver das autoridades, se o cidadão não participar, o trabalho fica sem efeito”, aconselhou.

Cordeiro Alves referiu que por conta disso, muitos pacientes chegam aos hospitais já em estado crítico, com choques hemorrágicos e traumatismos crânio-encefálicos.

 As consequências, disse, são sempre severas. "Os doentes acabam por permanecer muito tempo nos hospitais”.

Engrácia Francisco

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade