Sociedade

Acidentes de viação em Luanda causam cinco mortes

André da Costa|

Jornalista

Os 14 acidentes de viação registados, no final de semana, em Luanda, causaram cinco mortes, ferimentos a 13 cidadãos e danos materiais avaliados em mais de quatro milhões de kwanzas.

22/05/2024  Última atualização 12H15
© Fotografia por: DR

Os dados foram tornados públicos pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe Nestor Goubel, que apelou aos automobilistas no sentido de respeitarem o Código de Estrada, visando a redução da sinistralidade rodoviária. O oficial superior da Polícia explicou que os acidentes foram causados por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.

Durante o período em referência, acrescentou, foram apreendidas 92 motorizadas, entre as quais, três arroladas em processos-crime, bem como seis viaturas (três envolvidas em crimes e três por falta de documentos, como livrete e título de registo de propriedade).

Segundo Nestor Goubel, 525 automobilistas foram sancionados com multa, por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 62 por excesso de velocidade, 70 por falta do seguro obrigatório e 77 por não uso do cinto de segurança.

A Polícia deteve, no final de semana, 108 automobilistas, dos quais, 94 por condução em estado de embriaguez, sete por acidentes de viação e sete por apresentação de documentos falsos.

O porta-voz da corporação fez saber que foram detidos, no total, 276 cidadãos, dos quais,94 durante o patrulhamento feito por efectivos da Polícia Nacional, 59 em execução de mandados, 94 por condução sob efeito de álcool, sete por acidentes de viação, sete por apresentação de documentos falsos e 12 por pertencerem a grupos de rixa, tendo sido apreendidas 15 armas de fogo de diferentes marcas e modelos, sete catanas e sete terminais de pagamento automático (TPA) de diferentes bancos.  

No âmbito da prevenção de crimes violentos, foram esclarecidos 117 casos, sendo 63 em flagrante delito e 54 em sequência investigativa.

No período em referência, foram executados 11 mandados de detenção sendo três no município de Luanda, três em Viana, dois em Cacuaco, dois no Cazenga e um no Kilamba Kiaxi, que resultaram na detenção de 59 suspeitos de envolvimento em diversos crimes.

Casos de afogamentos 

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, durante o final-de-semana, 141 casos, entre os quais, 28 de ferimentos e 11 mortes.

O porta-voz da instituição, superintendente Wilsom Baptista, fez saber que nove mortes foram por presumível afogamento, uma súbita e outra por suicídio por enforcamento.

Os afogamentos ocorreram nas províncias da Huíla (dois), Luanda (dois), ao passo que Bengo, Cuanza-Norte, Lunda-Sul, Zaire e Huambo registaram um caso cada.   

Wilson Baptista adiantou que houve, também, o registo de 23 acidentes de viação, quatro casos de agressões físicas e um de acidente de trabalho, que resultou em ferimentos.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou 143 serviços de socorro, sendo 75 evacuações de pacientes para diferentes unidades hospitalares, 31 extinções de incêndios, oito dispersões de abelhas, cinco desbloqueios de portas, um desencarceramento e um desprendimento de anel.

Os bombeiros registaram, ainda oito casos de mal-estar súbito, sendo dois na província do Moxico, ao passo que Luanda, Uíge, Huambo, Bengo,Cuando Cubango e Bié,um caso cada.         

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade