Sociedade

Acidentes de viação causam nove mortos

André da Costa|

Jornalista

Um total de nove pessoas morreu e 25 ficou ferido, como consequência de 24 acidentes de viação, ocorridos em Luanda, com danos materiais avaliados em nove milhões de kwanzas, disse, segunda-feira, o porta-voz da Polícia Nacional.

09/04/2024  Última atualização 11H46
Aumento doss casos de sinistralidade rodoviária no país continua a preocupar as autoridades © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

Nestor Goubel informou que os acidentes foram causados por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução. Durante as operações realizadas pela Polícia Nacional, realçou, foram apreendidas 41 viaturas, 36 motorizadas e ainda 735 automobilista, multados por várias infracções ao Código de Estrada.

Além de 87 multas por excesso de velocidade, a Polícia, avançou, passou outras 115 por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, 96 por paragem em locais proibidos e 98 pelo não uso do cinto de segurança no exercício da condução.

A Polícia Nacional, acrescentou, deteve, ainda, 101 automobilistas, com idades entre os 25 e os 55 anos, pela presumível autoria dos crimes de Condução em Estado de Embriaguez e Desobediência ao Agente da Ordem, que vão ser encaminhados para o Tribunal nas próximas horas.

Neste período, avançou, foram operacionalizadas 155 barreiras, destas 41 de contenção de velocidade e calmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito e 114 barreiras no quadro das medidas policiais, denominada "Operação Paz”, realizada em todos os municípios de Luanda.

 
Operações

O superintendente chefe disse que a Polícia Nacional apreendeu, na semana finda, 11 armas de fogo, assim como recupe-rou aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico, antes em posse dos marginais. "241 cidadãos foram detidos sob suspeita de praticarem diversos crimes”.

No âmbito da repressão e prevenção do crime violento, referiu, foram realizadas 11 micro-operações que se estenderam por todos os municípios de Luanda, permitindo o esclarecimento de 54 crimes, com destaque para quatro homicídios qualificados, 17 roubos e 13 furtos.

Na semana finda, continuou, foram desmantelados oito grupos de marginais nos municípios de Luanda, Cacuaco e Kilamba Kiaxi, acção que resultou na detenção de 20 cidadãos, com idades entre os 16 e os 37 anos.

"No quadro do combate à venda desordenada, foram desenvolvidas acções de contenção policial, sensibilização e aconselhamento nos municípios de Luanda, Viana, Cacuaco, Kilamba Kiaxi e Belas”, disse, além de apelar aos cidadãos para denunciarem todos que utilizam armas branca ou de fogo para o cometimento de crimes ou vandalizam o património público.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade